Análise: Como joga o Palmeiras de Paulo Victor Gomes

Objetivo, equipe toma poucos gols desde a chegada do treinador e precisa vencer fragilidade mental para conquistar título da Copinha

O Palmeiras Sub-20 estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quarta-feira (05), às 15h15h (de Brasília), contra o ASSU-RN, no estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP, pelo Grupo 28 da primeira fase da competição. Além do time potiguar, o Verdão também terá pela frente Real Ariquemes, de Rondônia, e Água Santa, anfitrião da cidade de Diadema.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O confronto vai marcar a estreia de Paulo Victor Gomes na competição, após comandar a equipe no Paulistão Sub-20 e Campeonato Brasileiro profissional. Desde a chegada do treinador ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo Campeonato Paulista, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 14 jogos, com nove vitórias, cinco empates, 29 gols marcados e apenas quatro sofridos, além da conquista do certame estadual.

Com PV, a equipe retomou uma solidez que não se via há algum tempo. O ex-comandante das seleções brasileiras de base agregou maior segurança ao sistema defensivo ao escalar Vanderlan na ponta-esquerda, sua posição de origem, e Ian Custódio na lateral-esquerda. Também há um bom trabalho do setor defensivo no crescimento de nomes como Michel, Lucas Freitas e Naves, que alterna entre a posição de volante e zagueiro.

Em relação ao funcionamento do time, pode-se ver o padrão que estamos acostumados nas categorias de base do Palmeiras. O sistema utilizado sempre busca o gol através da troca de passes, com objetividade. Nesse sentido, os meio-campistas como Fabinho e Pedro Bicalho tem notável importância, com boas opções vindo do banco e mantendo a exigência. Além disso, também há o estímulo para as jogadas individuais que demonstram a qualidade de drible e habilidades de jogadores como Gabriel Silva, Kevin e Giovani, que vem tendo evidente destaque, mesmo tendo idade para categoria inferior.

Para a Copinha, podemos esperar uma equipe que é agressiva quando necessário, com boas opções para buscar o gol e dominar a partida. Contudo, pode-se destacar que o técnico PV tem um aspecto pragmático, que não deve ser tratado negativamente. Isto significa, como pôde ser visto nos últimos jogos, que o treinador faz o que é preciso para vencer jogos de maior exigência, variando os sistemas e as funções dos jogadores. Assim, essa experiência do treinador, aliada com a qualidade dos jogadores e uma melhoria do fator psicológico, pode aproximar os palestrinos de chegar longe na competição.

O grande empecilho talvez seja a força mental, grande problema da equipe nas duas últimas temporadas. Embora tenha qualidade de sobra, a equipe viveu ‘apagões’ em jogos decisivos que custaram caro. Nas quartas de final do Brasileirão Sub-20, o time levou dois gols em dois minutos, que custaram a vaga rumo à semifinal. Na Copa do Brasil, as chances de gol perdidas diante do Avaí eliminaram precocemente o Palestra. Ambas as partidas ocorreram no Allianz Parque.

Após o duelo com o Assu-RN, o Verdão volta aos gramados no sábado (08) e na terça-feira (11), diante de Real Ariquemes e Água Santa respectivamente. Caso conseguir a classificação, o Palmeiras duelará com as equipes classificadas do Grupo 27, sediado em Mauá. Mauaense, Mauá FC, Volta Redonda e Atlético Goianiense são as equipes da chave.

LEIA MAIS