Análise: Palmeiras faz parecer ser fácil fazer o que faz

A mentalidade competitiva, para além da excelência tática, é um dos pilares a guiar os comandados de Abel

Classificado para a 12° final desde o início de 2020 – 11° com Abel -, o Palmeiras faz parecer ser fácil chegar a uma decisão no futebol brasileiro. No estadual, por exemplo, o Verdão pode conquistar o terceiro título em quatro anos de forma quase que “natural”.

Isso porque, cada vez mais, é difícil imaginar essa equipe sendo eliminada por qualquer adversário do mesmo estado. Não é soberba, é matemática. O Palmeiras de Abel Ferreira tem apenas uma derrota nos últimos 30 jogos disputados no Paulistão, sendo ela em um mata-mata que o time reverteu o resultado.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Se no estadual os números impressionam, no retrospecto geral também não deixam dúvida do domínio do time em território nacional. São somente sete derrotas nos últimos 89 jogos – desde o começo de 2022.

Embora futebol não seja nenhuma ciência exata, é raro encontrar uma equação em que não termine com a vitória alviverde. E o lema revelado pelo treinador durante a última temporada explica parte disso. Nem sempre será possível ganhar, o objetivo, então, é fazer de tudo para não perder.

A mentalidade competitiva, para além da excelência tática, é um dos pilares a guiar os comandados de Abel. Mesmo com oito títulos nos últimos anos, o elenco mantém a mesma vontade de vencer da primeira conquista.

Essa continuidade é rara no Brasil. A combinação de um projeto longêvo do melhor treinador do país, com um plantel acostumado a vencer, mais a estrutura de um clube de ponta, é o que explica esse Palmeiras. Não tem fórmula mágica, tem trabalho diário, tem processos, tem disciplina e tem aplicação.

E o Alviverde parece naturalizar tudo isso. Como se a qualquer momento, um clube pudesse escolher tomar esse rumo. O segredo é que essa reestruturação não começou agora. Levou tempo e sacrifício. Obviamente, teve e tem seus erros pelo caminho. Tem potencial, inclusive, para mais.

Dito isto, é admirável o que o melhor time do Brasil tem feito. E por estarmos cada vez mais acostumados com isso, às vezes, esquecemos de exaltar esse clube. É possível que, somente no futuro, tenhamos dimensão do tamanho do legado deixado pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

LEIA MAIS:
Com gol de Murilo, Palmeiras vence Ituano e está na final do Paulista pela quarta vez consecutiva
Herói da classificação, Murilo celebra atuação e mais uma final pelo Palmeiras
Abel Ferreira se isola como treinador com mais finais na história do Palmeiras