André Galassi: Gabriel Veron em alta é a grande notícia da pré-temporada do Palmeiras

Buscando sequência no time profissional após conviver com lesões nas duas últimas temporadas, o atacante se destacou com gols e jogadas de perigo nos amistosos de janeiro

Buscando sequência no time profissional do Palmeiras, Gabriel Veron fez uma boa pré-temporada com Abel Ferreira e já ganhou moral com o treinador. Após marcar duas vezes e participar ativamente de boas jogadas nas partidas amistosas de janeiro, o camisa 27 entrou no segundo tempo na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sob o Grêmio Novorizontino, em jogo antecipado pela quinta rodada do Campeonato Paulista, marcando o início da temporada Alviverde.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Com problemas de lesões desde que foi alçado ao time profissional com Mano Menezes, em 2019, o jovem de 19 anos soma apenas 62 jogos pelo Maior Campeão Nacional. No entanto, o promissor atacante soma boas estatísticas. Ao todo, são 20 participações diretas em gols (12 tentos e oito assistências), contabilizando uma a cada 126 minutos, ou 0.7 participações por jogo. A título de comparação, Raphael Veiga atingiu 0.6 participações na temporada 2021, o melhor ano do meia.

Titular no empate por 2 a 2 diante do Pouso Alegre e na vitória por 2 a 1 sob o Juventus-SP, Veron também atuou vindo do banco de reservas na derrota por 2 a 1 diante da Portuguesa e no triunfo de mesmo placar sob o Primavera-SP. Apenas diante do time da Mooca Veron atuou mais do que 45 minutos. Somando cerca de 200 minutos em campo nos quatro confrontos, foram, em média, uma participação a cada 100 voltas do ponteiro.

A primeira bola na rede saiu no jogo diante da Lusa, no Allianz Parque. Logo no começo do segundo tempo, Veron aproveitou erro na saída de bola adversária, carregou, chutou bem e empatou a partida, que terminaria com revés do time de Abel.

O segundo saiu na vitória diante do Juventus.  No início do segundo tempo, Gabriel Menino lançou Wesley, em avanço pela esquerda, que cruzou na pequena área para voleio de Veron, de primeira, para marcar o segundo. O Juventus-SP ainda conseguiu descontar aos 31 minutos, em cobrança de pênalti.

Alvo de críticas por conta do histórico de lesões, Veron viveu em 2020, sua primeira temporada completa como jogador profissional do Palmeiras, o diversos problemas físicos, perdendo as finais do Campeonato Paulista e Libertadores, além de ter sido cortado da lista do Mundial de Clubes. Ainda lesionado antes da decisão da Copa do Brasil, o camisa 27 conseguiu a recuperação parcial antes do primeiro duelo, e com muito esforço, ficou à disposição na grande final. 

Segundo o apurado pela reportagem do NOSSO PALESTRA em março de 2021, o atacante viveu uma sequência de múltiplas lesões pequenas, que causaram apenas desconforto, mas não prejudicaram a musculatura do jogador, embora tenha tirado o jovem das principais competições.

Depois de sofrer uma nova lesão em abril, Veron ficou mais 90 dias em tratamento. Elaborando um cronograma específico de condicionamento para o jogador, o departamento médico liberou o atleta novamente em julho, colocando ponto final na relação de lesões do jogador.

Veron encerrou 2021 livre de problemas físicos. O atacante, inclusive, foi fundamental para a conquista da Libertadores, ao dar assistência para Dudu marcar o gol contra o Atlético-MG que garantiu a vaga do time na final.  Ao todo, na temporada recém-finalizada, Veron entrou em campo 20 vezes, com um gol marcado e dois passes para gol no período.

Ao aliar o que já mostrou dentro de campo pela base e pelo profissional, além de estar saudável fisicamente, Gabriel Veron pode dar à Abel Ferreira aquilo que se espera do jogador. Visando atuar com um esquema de três zagueiros, dois alas e dois atacantes, a formação pode privilegiar o jeito de jogar do atacante, que na base se destacou ao atuar como segundo homem de ataque, uma espécie de ponta-de-lança, embora sua posição de origem seja aberto pelos lados.

LEIA MAIS