André Galassi: Palmeiras chega à Copinha com força máxima e desejo de fazer história

Após duas edições com desfalques, Verdão levará o que há de melhor no elenco treinado por Paulo Victor Gomes

Campeão do Campeonato Paulista Sub-20 pela quinta vez consecutiva, o Palmeiras Sub-20 se acostumou a levantar taças no últimos anos. Além da supremacia estadual, a equipe venceu o Campeonato Brasileiro em 2018 e a Copa do Brasil 2019. Ao todo, são 17 títulos na categoria entre os anos de 2017 e 2021.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

No entanto, o bom desempenho ainda não foi suficiente para derrotar o fantasma da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição com maior vitrine no cenário das categorias de base do Brasil e grande obsessão das categorias inferiores do time palestrino. Nem mesmo a reformulação do Centro de Formação de Atletas (CFA) ao longo dos últimos sete anos conseguiu melhorar os resultados do clube na Copinha, tendo em vista que a última semifinal da equipe ocorreu em 2015.

Tendo grandes nomes no time Sub-20 ao longo das últimas temporadas, a logística também foi grande inimiga do Palmeiras nas últimas três temporadas. Sem a competição em 2021 por conta do agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, as duas últimas edições – em 2019 e 2020 – contaram com o Alviverde extremamente desfalcado e sem suas principais peças.

Em 2019, oito titulares desfalcaram o grupo após serem convocados para a Seleção Brasileira (sete atletas) e Seleção Paraguaia (um jogador) para a disputa do Sul-Americano Sub-20. Já em 2020, pouco antes do início da pandemia, os principais nomes do plantel foram promovidos por Vanderlei Luxemburgo para integrarem a equipe profissional. Nos dois anos, equipes jovens, sem entrosamento e com contratações pontuais para o torneio, o Verdão parou nas oitavas de final e terceira fase respectivamente.

Para 2022, o panorama é distinto daquilo que ocorreu em outras ocasiões. Embora a equipe profissional viva a expectativa de disputar o Mundial de Clubes, no Catar, e possivelmente o Campeonato Paulista seja disputado por uma equipe recheada de jovens atletas, o Palmeiras levou aquilo que tem de melhor para a disputa da Copinha, tendo força máxima à disposição de PV. Com elenco recheado de jogadores com experiência no time de Abel Ferreira, o Verdão do treinador Paulo Victor Gomes surge como um dos grandes favoritos ao título e, consequentemente, entrar para a história do clube ao erguer pela primeira vez o caneco.

Sediado em Diadema, o Palmeiras terá como adversários na primeira fase o Assú-RN, Real Ariquemes-RO e o anfitrião Água Santa. Com Paulo Victor Gomes no comando da equipe desde outubro, a equipe retomou uma solidez que não se via há algum tempo, era a principal fragilidade do grupo dirigido por Wesley Carvalho, até agosto, e Gilmey Aimberê, entre setembro e outubro.

Desde a chegada de PV ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo certame estadual, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 14 jogos, com nove vitórias, cinco empates, 29 gols marcados e apenas quatro sofridos.

O principal empecilho do elenco será viver com os problemas psicológicos que assombraram a temporada de 2021. Embora tenha qualidade de sobra, a equipe viveu ‘apagões’ em jogos decisivos que custaram caro. Nas quartas de final do Brasileirão Sub-20, o time levou dois gols em dois minutos, que custaram a vaga rumo à semifinal. Na Copa do Brasil, as chances de gol perdidas diante do Avaí eliminaram precocemente o Palestra. Ambas as partidas ocorreram no Allianz Parque.

Precisando melhorar a força mental e candidato ao título, o Palmeiras inicia a trajetória rumo ao título inédito no dia 05 de janeiro (quarta-feira), às 15h15 (de Brasília), no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP. A equipe volta aos gramados no sábado (08) e na terça-feira (11), diante de Real Ariquemes e Água Santa respectivamente.

LEIA MAIS