André Galassi: Palmeiras e Gabriel Silva ganham com empréstimo ao futebol português

Em um clube de pequeno porte em ascensão na Europa, o jovem terá a chance de evoluir antes de retornar para se provar no Verdão

Emprestado pelo Palmeiras ao Santa Clara, de Portugal, Gabriel Silva precisou de poucos toques na bola para marcar seu primeiro gol pelo time lusitano, em belo chute de fora da área. Para quem o acompanha há anos na base palestrina, isso é somente mais um dia comum na vida do artilheiro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O atacante e camisa 10 voou enquanto atuou na base palmeirense e nitidamente não conseguiu repetir o desempenho no profissional, mesmo que tenha ganhado chances com Abel Ferreira entre 2020 e 2022. Desde o início da temporada 2021, até a sua saída, em julho de 2022, foram 49 partidas pelo Sub-20 alviverde, com 32 marcados – uma média de um gol a cada 105 minutos em campo.

Gabriel sofreu com a pressão no profissional do Palmeiras, conforme fontes ligadas ao clube confirmaram ao NOSSO PALESTRA antes da publicação desta coluna. Com 32 jogos no profissional e somente um gol (diante do Corinthians, no Paulistão de 2021), o jovem não lidou bem com as críticas – por vezes exageradas – de parte da torcida.

É impossível que um atleta que balançou as redes em mais de 70 oportunidades entre as categorias Sub-17 e Sub-20 não tenha capacidade para ser jogador profissional, como alegado por alguns torcedores. Nascido em 2002 e, portanto, vivendo seu último ano como atleta de base, o atleta também não poderia ficar no limbo entre atuar na base se destacando e ao mesmo tempo não progredindo na equipe principal. Ou seja, o empréstimo é a melhor decisão a ser tomada para ambas as partes.

No Santa Clara, clube da Ilha de São Miguel, nos Açores, Gabriel não sofrerá a grande pressão que conviveu no Palmeiras e poderá dar sequência à evolução física e técnica, deixando de lado a vida das categorias de base para, de fato, se tornar jogador profissional.

Na última temporada, o clube português fundado em 1927 terminou na sexta colocação do campeonato português, conseguindo sua melhor classificação na história. A equipe soma seis participações na elite nacional e 17 temporadas na segunda divisão, sendo o momento atual considerado o auge na história da agremiação.

Gabriel Silva tem contrato com o Palmeiras até o meio de 2025. O empréstimo com o Santa Clara é válido por um ano e não há opção de compra para o clube português. Ou seja, o Verdão espera o retorno do jogador para o meio de 2023.

Para os torcedores palestrinos que querem ver Gabriel Silva em ação, o Santa Clara estreia pela Liga Portuguesa no próximo domingo (07), às 11h30 (de Brasília), com transmissão do Star Plus. Ao lado do atacante, o meia Pedro Bicalho, também cedido pelo Verdão, deverá fazer sua estreia oficial com a camisa da equipe.

LEIA MAIS