Notícias Palmeiras

Após duelo na final da Libertadores 2020, Palmeiras e Santos traçaram caminhos opostos

Verdão seguiu acumulando conquistas, enquanto rival afundou em péssima fase

Breno Lopes marcou de cabeça o gol do título da Libertadores de 2020 contra o Santos (Foto: Cesar Greco)
Breno Lopes marcou de cabeça o gol do título da Libertadores de 2020 contra o Santos (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras enfrenta o Santos neste sábado às 18h30 (de Brasília) no estádio do Morumbi pela 6° rodada do Paulistão. Líder do Grupo D com 11 pontos, o Verdão enfrenta o rival, que tem seis e é lanterna do Grupo A.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A diferença no momento dos clubes não é de agora. Desde a final da Copa do Brasil de 2015, disputada entre os rivais, o Palmeiras conquistou 11 títulos, contra apenas um do Santos.

Na segunda metade da última década, os times disputaram os principais campeonatos do país e o Verdão levou a melhor em quase todos. Até então, no entanto, o time da Baixada estava pelo menos entre os postulantes aos títulos.

Esse cenário mudou depois da final da Libertadores 2020. Na ocasião, Palmeiras e Santos enfrentaram-se no Maracanã, e o clássico terminou com vitória palmeirense ao final da partida, com gol de Breno Lopes.

Palmeiras comemorando o título da Libertadores
Palmeiras venceu ao Santos na final da Libertadores de 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Desde então, os clubes seguiram caminhos opostos. Se o Alviverde manteve sua trilha de conquistas e ampliou o domínio no futebol brasileiro ao lado do Flamengo, o rival ficou para trás e se afundou em uma das piores fases de sua história.

Nas últimas duas edições do Paulistão, o Santos brigou contra o rebaixamento no estadual e não se classificou para o mata-mata. O Verdão, por sua vez, foi a final em ambos os anos e ficou com um título e um vice-campeonato.

No Brasileirão, o cenário foi parecido. O Palmeiras terminou a temporada de 2021 em terceiro e, em 2022, foi campeão do torneio. Enquanto isso, o rival fechou o campeonato em 10° e 12,° respectivamente.

Tudo indica que os santistas não terão vida fácil nesse ano novamente. Ao menos por enquanto, o momento é conturbado no início de trabalho de Odair Hellman, que soma uma vitória, três empates e uma derrota nos cinco primeiros jogos pelo clube.

Em um contexto mais favorável, o Maior Campeão Nacional iniciou a temporada com título da Supercopa do Brasil sobre o Flamengo e, hoje, é o único time invicto no Paulistão. As equipes se enfrentam em momentos opostos em busca da vitória nesta tarde no Morumbi.

LEIA MAIS