A CBF anunciou nesta quinta-feira (24) a arbitragem para a partida entre Palmeiras e Vasco válida pela 20ª rodada do Brasileirão. O juiz Wilton Pereira Sampaio, que não apita um jogo de Série A desde o dia 2 de julho, foi o escolhido para comandar o confronto.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O árbitro não trabalhava em embates na primeira divisão nacional há dois meses, quando esteve no jogo entre Atlético-MG e América-MG. Na ocasião, ele expulsou Hulk e Felipão, relatando ofensas proferidas pelo treinador e pelo jogador.
– Após o termino do jogo, se dirigiu ao centro do campo se aproximando do quarteto de arbitragem enquanto nos cumprimentávamos, como ocorre tradicionalmente após o término das partidas. Momento em que o referido atleta proferiu as seguintes palavras: “Vocês estão comemorando o que? o trabalho de vocês foi uma vergonha!” O mesmo pediu repetidas vezes a um cinegrafista que estava próximo para que nos filmasse – escreveu Wilton na súmula ao explicar o cartão vermelho aplicado ao atacante.
Após a partida, Felipão afirmou que existe uma ordem de dentro da CBF para expulsar o camisa 7 do Atlético-MG e prejudicar o time.
– É ordem de lá de dentro. O Hulk olhar feio para alguém, é cartão amarelo. A gente já sabe que é isso. A gente tenta mostrar ao Hulk que ele normalmente, como capitão, pode se dirigir ao árbitro, de forma respeitosa. Ele não tem feito diferente. Quem jogou o árbitro contra o público foi o árbitro – disse.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
VAR analisa possível gol de Artur em jogo contra Bahia
Depois deste ocorrido, Wilton Pereira Sampaio não foi escalado para partidas da Série A nacional por quase dois meses. O árbitro chegou a apitar o embate entre Guarani e Sport pela segunda divisão no dia 18 de agosto.
No entanto, o juiz participou de jogos da Conmebol no período em que esteve afastado do Brasileirão, assim como das quartas volta de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Bahia e da semifinal da competição. O mais recente ocorreu na última quarta-feira (23), no confronto entre Racing e Boca Juniors, que ficou marcado pela não-expulsão de um atleta do Boca após cotovelada de Marcos Rojo.
Em partidas do Palmeiras, Wilton não está presente desde o fim de junho, quando apitou o embate diante do Bahia. Na ocasião, a arbitragem também foi polêmica, uma vez que um possível gol de Artur não foi validado após análise do VAR. Os ângulos de câmera usados para a decisão, contudo, não deixam claro se a bola entrou ou não após a finalização do atacante.
Além disso, o juiz não trabalha no Allianz Parque desde a vitória alviverde diante do Corinthians por 2 a 1 no primeiro turno do Brasileirão. No total, são 12 confrontos, com seis vitórias do Maior Campeão Nacional, três empates e três derrotas.
Na cabine do VAR estará Igor Junio Benevenuto, de Minas Gerais. Também do quadro Fifa, Igor já esteve no comando das decisões do árbitro de vídeo em 13 jogos do Palmeiras e nunca trabalhou em uma derrota do Verdão. Foram 11 vitórias e dois empates.
O embate entre Palmeiras e Vasco será realizado no próximo domingo (27) às 18h30 (de Brasília).
Confira a escala de arbitragem completa para o duelo entre Palmeiras e Vasco:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)