Arqueiro do Palmeiras conquista medalhas no Parapan e garante vaga para as Paralimpíadas de Tóquio

Heriberto Roca voltou para o Brasil com medalhas de prata na equipe mista e individual masculino do arco recurvo

Na primeira competição de tiro com arco da temporada, o Parapan-Americano, disputado no México, a equipe brasileira obteve excelentes resultados e encerrou sua participação com nove medalhas, garantindo mais quatro vagas para o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Atleta do Verdão desde 2020, o arqueiro Heriberto Roca voltou para o Brasil com duas medalhas de prata no peito, além da classificação para os Jogos Paralímpicos, previstos para os meses de agosto e setembro deste ano.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

A primeira medalha de Roca foi conquistada na última quarta-feira (24), na prova por equipe mista no arco recurvo – arco composto por lâmina, punho e corda. Ao lado de Fabíola Dergovics e em uma distância de 70 metros, ambos realizaram uma acirrada prova diante da dupla mexicana e após o empate por quatro a quatro no placar (cada sete vale dois pontos), a decisão foi para a flecha de ouro. No desempate, foram derrotados e ficaram com a segunda colocação.

Já a segunda medalha foi conquistada na sexta-feira (26), no arco recurvo masculino. O atleta palestrino garantiu mais um lugar para o Brasil em Tóquio ao derrotar na semifinal o mexicano José Baez por 7 a 3, de virada, em parciais de 22/24, 21/21, 25/21, 23/20 e 23/22.

Na decisão, o brasileiro duelou com o também mexicano Samuel Molina e foi derrotado pelo adversário por 6 a 2, terminando com a medalha de prata. Mesmo com o vice, pela distribuição de vagas para os Jogos entre as provas, o brasileiro também garantiu mais uma vaga para o Brasil em Tóquio.

O Brasil encerrou a participação no torneio com nove medalhas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze) e garantiu mais quatro vagas, de um total de cinco, para o país para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.