Atlético-MG pede anulação do gol que classificou o Palmeiras à final da Libertadores

Na partida, a equipe do VAR analisou o lance e não recomendou a invalidação do tento alviverde

O Atlético-MG enviou, nesta sexta-feira (1), um recurso à Conmebol solicitando a anulação do gol do Palmeiras que garantiu a classificação do Verdão. Segundo o clube, o tento deveria ser invalidado devido a uma invasão de campo do atacante Deyverson. A informação foi divulgada pela Rádio Itatiaia.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

O clube mineiro, em primeiro lugar, solicita a instauração de um Procedimento Disciplinar contra o Verdão, de acordo com o artigo 62, item 1, alínea “b”, do Código Disciplinar 2021, e uma sanção, com base no artigo 7, item 3, alínea T do mesmo regramento, visando invalidar o gol palmeirense e, com isso, garantir o placar de 1 a 0.

Se isso não ocorrer, o Atlético-MG busca a anulação da partida, tendo como base o artigo 7, item 3, alínea “k”, do Código Disciplinar.

– A teor da regra 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board, se, apos a marcação de um gol o arbitro perceber que um jogador substituto da equipe que o marcou se encontrava dentro do campo naquele momento, o arbitro deve invalida-lo e reiniciar o logo com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava – destacou o clube.

Na partida, o VAR analisou a invasão de Deyverson e não sugeriu a revisão do lance ou anulação do gol. Deste modo, foi aplicado apenas um cartão amarelo ao atacante do Verdão.

Além disso, a IFAB emitiu um comunicado afirmando que o tento foi bem validado, explicando que o árbitro deve aplicar o “espírito da regra”. Com isso, como o jogador não participou da jogada e, tampouco, tentou distrair a arbitragem – sendo a invasão o resultado de um momento de desatenção -, o gol foi legal.

LEIA MAIS