Atuando mais recuado, Zé Rafael lidera estatísticas defensivas do Palmeiras em 2023

Abel explicou decisão de formar dupla de volantes com Zé Rafael e Gabriel Menino após vitória contra Inter de Limeira no Allianz Parque

A saída de Danilo para o Nottingham Forest fez com que Abel Ferreira mudasse o meio-campo do Palmeiras. O mais impactado foi Zé Rafael. Antes ‘único segundo-volante’, atuando mais ofensivamente do que o ex-companheiro, agora o camisa 8 é quem tem mais obrigações defensivas, dando liberdade para Gabriel Menino.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Inicialmente, uma vez que a saída de Danilo não foi reposta com contratações, a comissão técnica testou Jailson e Gabriel Menino para a vaga, mas, na função de primeiro-volante, ambos representavam mudanças muito drásticas na forma da equipe jogar. Após a vitória sobre a Inter de Limeira na última quinta-feira (9), Abel explicou a decisão de forma a dupla com Zé Rafael e Menino, deixando o camisa 8 mais recuado.

– Estamos fazendo do Zé, o Danilo. No Menino, estamos fazendo o Zé. Quando o jogador tem coração e a mente abertos, é muito mais fácil entender o que a equipe precisa. O Zé, mesmo quando fazia parceria com o Danilo, recuperava muito mais bolas. Começou a entender e ler muito bem jogo. Sabe quando tem que marcar o espaço e marcar o homem. Faz bem a posição – afirmou o técnico.

Os números comprovam que a medida foi um sucesso, ao menos neste início de temporada. Com seis jogos, Zé Rafael lidera a equipe em algumas das principais estatísticas defensivas, de acordo com o SofaScore:

  • 1º em desarmes (17)
  • 1º em interceptações (12)
  • 1º em bolas recuperadas (52)
  • 1º em duelos ganhos (35)

Em janeiro, Zé Rafael acertou sua renovação contratual até o final de 2025. Pelo Palmeiras, o meio-campista soma 220 jogos e 22 gols, além de oito títulos: Brasileirão (2022), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Paulistão (2020 e 2022), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).

LEIA MAIS:
Abel e jogadores do Palmeiras dedicam a vitória para o médico Gustavo Magliocca
Palmeiras recebe prêmio principal em cerimônia do Programa de Excelência da FPF
Autor do gol do título do Palmeiras na Copinha é inscrito no Paulistão