Auxiliar campeão com Abel na base do Sporting avisa: ‘Teimoso à sua maneira, mas uma teimosia positiva’

Luis Dias foi campeão nacional com Abel Ferreira quando trabalharam juntos no sub-19 do Sporting

Luis Dias é um treinador de futebol que conhece o Sporting como poucos. Foram 23 anos no clube e ajudou a formar atletas como Cristiano Ronaldo. Em uma das temporadas na base, trabalhou com Abel Ferreira, até então um jogador que acabara de encerrar a carreira por conta de lesões.

A primeira experiência fora das quatro linhas aconteceu como auxiliar técnico do sub-19. No meio da temporada 2011/2012, o time principal ficou sem técnico e o comandante da base foi lançado aos profissionais. Foi aí que Abel e Luis passaram a trabalhar juntos.

Luis Dias ao lado de Abel Ferreira no ano em que foram campeões (Foto: Reprodução)

– O Abel sempre foi um jogador que absorvia muito dos seus treinadores. Era certo que seria técnico. Trabalhamos juntos naquela temporada e fomos campeões nacionais – recorda Luis Dias, ao NOSSO PALESTRA.

O ex-companheiro dos tempos de Sporting relembra como foi trabalhar com Abel. Tem perfil professor, principalmente com os mais jovens, e gosta de desafios, como vai encontrar no Palmeiras.

– Gosta de desafios e é rigoroso naquilo que faz. É um treinador teimoso à sua maneira, mas uma teimosia positiva. Trabalha muito para que os jogadores possam evoluir. Tem um perfil professor e gosta de ensinar. Com a experiência dele, penso que vai conseguir dar um ar europeu ao iniciar o trabalho – comenta Luis, relembrando uma passagem daquela campanha vitoriosa junto com Abel.

– Era a parte final da temporada e fomos jogar contra o Vitória de Guimarães, fora de casa. Começamos muito mal e com 21 minutos já estávamos perdendo por 3 a 0. Primeiro tempo terminou 3 a 1. No intervalo, Abel manteve a sua personalidade, fez o que a acredita com o seu método e voltamos para a etapa final. Viramos aquele jogo, vencemos por 4 a 3 e o resultado foi fundamental para ganharmos o título – recorda.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

O ano em que foram campeões juntos traz lembranças de atletas que viram nascer como João Mário, revelado pelo Sporting e vendido para a Inter de Milão por R$ 144 milhões, em agosto de 2016. Campeão europeu no mesmo ano, ele retornou ao clube português, por empréstimo nesta temporada.

– Além do João (Mário), aquele time campeão tinha outros jovens como o zagueiro Rúben Semedo, atualmente no Olympiakos. O Abel sabe trabalhar muito bem com garotos – completa.

Luis Dias deixou o Sporting no ano passado e se dedica a projetos pessoais relacionados às categorias de base em Portugal. É o único do clube português a ser campeão por todas as idades antes do profissional. Um desses títulos ao lado de Abel, novo comandante do Palmeiras.

LEIA MAIS
Jornalista português disseca trabalho de Abel Ferreira
Abel Ferreira é o 23o estrangeiro a comandar o Palmeiras