Base do Palmeiras é novamente protagonista em mais um título do clube

Verdão teve Crias da Academia presentes em todos os jogos da conquista do hendeca e planeja 2023 com ainda mais integração de jovens ao profissional

Depois de levantar o bicampeonato da Libertadores, do Paulistão e uma taça da Copa do Brasil, o Palmeiras bateu o Fortaleza e chegou ao seu 11º título do Brasileirão. Em todas as conquistas de 2020 para cá, o time teve os jogadores oriundos das categorias de base como protagonistas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Durante a campanha que culminou com a conquista do hendeca, seis Crias da Academia balançaram a rede pelo time comandado por Abel Ferreira, representando um terço dos goleadores do time na competição. Endrick, com três gols, foi o artilheiro do clube entre as pratas da casa. Além do atacante de 16 anos, Gabriel Veron, Danilo, Wesley, Gabriel Menino e Vanderlan também marcaram (todos uma vez).

Da estreia no Brasileirão até o jogo do título, o Verdão teve ao menos um jogador da base como titular em 34 das 35 rodadas disputas. Somente na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no segundo turno, que nenhum dos 11 jogadores da escalação inicial foi formado nas canteiras palestrinas. Ainda assim, o lateral-direito Gustavo Garcia entrou em campo na segunda etapa. Ou seja, em todos os jogos da campanha vitoriosa ao menos um jogador criado na Academia de Futebol esteve presente.

Não à toa, na atual temporada, 15 atletas revelados pelo Verdão já atuaram pelo time profissional, com 219 jogos somados. Em 2020, ano da chegada de Abel, foram utilizados 13 atletas vindos da base, com 141 partidas somadas. O momento em que o português mais recorreu aos garotos aconteceu em 2021. Na oportunidade, 22 meninos atuaram pelo profissional em 364 embates somados.

O levantamento leva em conta os duelos em que Abel Ferreira, João Martins e Vitor Castanheira estiveram à beira do gramado. Desde a chegada da comissão portuguesa, o Palmeiras fez 177 jogos, com 103 vitórias, 41 empates e 33 derrotas. Foram 306 gols marcados e 141 sofridos.

Apesar de ter perdido alguns jogadores jovens que foram protagonistas nos títulos do último biênio em 2022, como Patrick de Paula e Gabriel Veron, o Palmeiras já se prepara para uma nova safra de atletas, com mais jovens jogadores integrados ao time principal.

Para 2023, por exemplo, uma lista de sete atletas das categorias de base serão efetivados no time profissional. Encabeçada por Vanderlan e Endrick, que já estão atuando com maior frequência, nomes como Naves, Garcia, Fabinho, Jhon Jhon e Giovani devem aparecer regularmente no time de Abel Ferreira.

Vale lembrar que o Palmeiras é o atual campeão do Brasileirão das categorias profissional e Sub-20. No Sub-17, o time comandado por Rafael Paiva está com a vaga encaminhada para a grande decisão, além de já ter conquistado a taça da Copa do Brasil na atual temporada.

LEIA MAIS