Bases marcantes e meninos-prodígio: o clássico ‘jovem’ entre Palmeiras e Santos
Clubes decidiram Copinha 2022 e contam com 'pratas da casa' no elenco profissional
Palmeiras e Santos entram em campo no próximo sábado (20) em partida válida pela 7ª rodada do Brasileirão. No gramado, estarão dois clubes que possuem categorias de base históricas no futebol brasileiro, além de jovens prodígios das duas equipes, como é o caso de Endrick e Deivid Washington.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Nos últimos anos, o Maior Campeão Nacional se destacou pelo forte projeto no setor de formação. Com equipes fortes em categorias como o Sub-17 e o Sub-20, o clube se consolidou como um dos principais berços de atletas do país e venceu a Copinha em duas oportunidades – 2022 e 2023.
Este investimento deu frutos na equipe profissional. Desde 2020, a presença de Crias da Academia no time principal se tornou algo frequente, e, atualmente, o elenco de Abel Ferreira conta com jovens protagonistas, como é o caso de Gabriel Menino, Vanderlan, Luis Guilherme e Endrick.
O camisa 9, inclusive, é tido como uma das principais promessas do futebol brasileiro. Com apenas 16 anos, o atacante alterna entre o banco de reservas e o time titular, marcando quatro gols na temporada – dois no Brasileirão e dois na final do Paulistão. Além disso, o bom desempenho demonstrado na base do clube fez com que o Real Madrid acertasse a contratação do atleta por € 72 milhões (R$ 385 milhões, na cotação atual) – divididos entre valor fixo e metas.
No clássico, Endrick é um dos nomes que pode começar jogando, uma vez que o Palmeiras tem uma partida importante pela Copa do Brasil diante do Fortaleza. A Cria da Academia pode atuar centralizado ou pelo lado de campo, brigando por vaga com nomes como Rony e Artur.
Do outro lado, o Santos possui uma base histórica. Revelando mais que contratando, o rival, ao longo dos anos, foi capaz de brigar por títulos utilizando muitas ‘pratas da casa’, como foi o caso de nomes como Neymar, Ganso e Rodrygo.
Atualmente, apesar de passar por um momento difícil, o time segue contando com bons jovens. O nome mais recente promovido ao time profissional é Deivid Washington. Com 17 anos, o atleta vem ganhando espaço com Odair Hellmann e já marcou duas vezes pelo time profissional, diante de Vasco e Bahia.
Em clássico marcado pelos jovens talentos, Palmeiras e Santos entram em campo neste sábado (20) às 21h (de Brasília). A partida é válida pela 7ª rodada do Brasileirão.