Bruna Calderan explica mudança tática em título da Libertadores: ‘Eu estava jogando como ponta’

Atleta se consolidou no Verdão como lateral, mas teve uma função mais ofensiva durante a campanha campeã continental

Desde que chegou no Palmeiras em 2021, a lateral Bruna Calderan se destaca pelo flanco direito das palestrinas. Titular absoluta da equipe, a jogadora tem como principal característica a capacidade ofensiva e bons cruzamentos, valências que foram fundamentais para o Verdão conquistar a Libertadores da América pela primeira vez em sua história.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Durante o torneio, a jogadora atuou de maneira diferente. Mais avançada pelo lado direito, Calderan avançou mais ao setor ofensivo e foi responsável por criar boas jogadas pelo corredor. Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, a atleta explicou a mudança em seu posicionamento para o campeonato.

– Na Libertadores, a gente usou uma formação um pouco diferente. As laterais jogavam mais avançadas, por isso, em muitos momentos do jogo eu estava jogando como ponta, como extremo, e a Camila fazia a lateral, quando não era o contrário. Gosto bastante desse tipo de formação porque me dá um pouco mais de liberdade, e o Belli também dá essa tranquilidade e liberdade para a gente mudar as posições durante o jogo.

A Libertadores foi o primeiro título de expressão da carreira de Bruna. A jogadora já bateu na trave duas vezes no Brasileirão, a primeira em 2020, pelo Avaí/Kindermann, e a segunda em 2021, pelo Alviverde. Nas duas decisões, o time em que a lateral estava perdeu para o Corinthians.

Agora, porém, a atleta pôde, enfim, levantar um troféu – sendo este o principal do continente sul-americano. A camisa 2, então, contou ao NP a emoção de chegar ao ponto mais alto que as Palestrinas podem alcançar.

– Eu procurava muito conquistar um título de expressão. Acho que conquistar a Libertadores foi um marco muito especial na minha vida. Muitas atletas e clubes querem muito isso, mas poucos conseguem. Então acho que valeu muito a pena toda essa espera, as batidas na trave no Brasileiro para conquistar a América. O trabalho continua, agora temos de mudar a chave e focar no paulista para poder conquistar os nossos objetivos.

(Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Para conquistar a competição, porém, não foi necessário apenas ter qualidade nos pés ou padrão tático. O elenco precisou se preparar mentalmente para enfrentar equipes mais experientes e que tentam desestabilizar as adversárias. Com isso, entrou o trabalho da psicóloga Isabela Constantino.

Contratada ao longo da temporada atual, a profissional, segundo Bruna, foi fundamental para o Verdão conseguir abstrair provocações e situações adversas. Com isso, o time foi capaz de se manter focado em todos os momentos do torneio continental, inclusive quando jogava pior que o Boca Juniors na decisão.

– Foi um marco bem importante a questão da psicóloga na nossa equipe, era uma coisa que a gente estava precisando há algum tempo. Ela nos ajudou muito na questão mental da Libertadores, porque é um campeonato de tiro curto, são clubes continentais que são muito mentais. Eles trabalham muito para tentar tirar você do jogo, principalmente na parte psicológica, mental. Ela teve um trabalho excepcional com a gente nessa questão, nos preparou para o que fosse acontecer, e, como consequência do trabalho dela, a gente conseguiu abstrair as coisas negativas que aconteceram durante o jogo, como arbitragem, as equipes tentando nos desestabilizar mentalmente. Como falei, o trabalho dela nos ajudou muito para a gente conseguir conquistar o nosso objetivo.

(Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Por fim, Bruna falou sobre a possibilidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira novamente. Destaque das Palestrinas, o nome da lateral é pedido com frequência pelos torcedores, mas a técnica Pia Sundhage costuma optar por outras peças. Com a Copa do Mundo de 2023 se aproximando, Calderan vive a expectativa de receber minutos após as boas atuações no futebol nacional.

– Eu fico muito feliz em ver que o torcedor me pede bastante na Seleção (Brasileira). Isso é sinal de que eles também estão vendo que estou fazendo um bom trabalho no clube. Acho que isso (Seleção) vai ser consequência. Tenho consciência de que fiz uma boa Libertadores, mas isso também pelo time, pela equipe. Se vier a acontecer (convocação), como venho falando há muito tempo, será um sonho realizado. Se não vier, vou continuar trabalhando, fazendo o que tem de ser feito no Palmeiras e colocar o Palmeiras onde ele merece, que é nas primeiras colocações, tanto no Paulsita, como na Ladies Cup.

Bruna Calderan chegou ao Palmeiras em 2021 e soma 62 jogos pelo Verdão, marcando 12 gols. A atleta é um dos destaques do time desde que chegou, auxiliando a equipe com boas investidas pelo lado direito do ataque.

LEIA MAIS:
Gustavo Gómez entra para história do Palmeiras com mais marcas, agora pelo Brasileirão
Tutu: ‘O Palmeiras é verde até para quem não o vê’