Camisa 9 na Libertadores e melhores números da base do Palmeiras: Conheça Daniel, o centroavante visto como solução caseira pela diretoria

Dono do histórico número na competição continental antes da chegada de Merentiel, o jovem de 18 anos vive boa fase na base e prega cautela com chances no profissional

Antes da contratação do atacante uruguaio Miguel Merentiel e do argentino Flaco Lopez, o Palmeiras passou metade da temporada somente com Rafael Navarro como centroavante de ofício no elenco. Sem um dono para a 9, Abel Ferreira optou por inscrever Daniel, o fazedor de gols da base, com o histórico número na Libertadores de 2021.

Dono da camisa até o início das quartas de final, quando finalmente Merentiel e Flaco foram inscritos, Daniel, de apenas 18 anos, é um dos artilheiros das categorias de base do Palmeiras e comentou, em entrevista ao NOSSO PALESTRA, a sensação de ter assumido o número na lista de 50 inscritos do Verdão para a competição continental.

– Por mais que seja um preenchimento da lista, como sabemos, e ser um número muito simbólico para a torcida, isso só me traz ainda motivação para continuar meu trabalho na base – destacou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Embora Daniel não seja um dos atletas mais badalados na base do Verdão, o jovem já é visto com muito potencial internamente e vem se destacando desde que chegou ao clube, em 2020. Inicialmente emprestado pelo Desportivo Brasil, de Porto Feliz-SP, ele foi adquirido em definitivo no ano passado e assinou até julho de 2024.

Logo que chegou na Academia de Futebol, aos 16 anos, atuou pela equipe Sub-20 no Paulistão, e conseguiu o título da competição ao lado de atletas até quatro anos mais velhos. Já na temporada passada, em 2021, conviveu com uma série de lesões, mas ainda assim conseguiu 22 gols em 26 partidas pelo time Sub-17. Foi o vice-artilheiro do campeonato estadual da categoria, com 13 tentos anotados.

Em 2022, são seis gols em 14 partidas. Ao todo, o centroavante esteve em campo durante 629 minutos, precisando de, em média, 105 voltas no ponteiro para balançar as redes. Desde que chegou ao Palmeiras, Daniel possui 2243 minutos e 36 tentos em partidas oficiais, média de um a cada 62 minutos.

O número é o melhor entre todos os atletas das categorias de base do Palmeiras. A título de comparação, no mesmo período, o atacante Endrick, principal promessa palestrina, fez 30 gols em 2760 minutos, um a cada 92. O levantamento leva em consideração somente partidas oficiais.

– Hoje venho vivendo um momento de crescimento dentro do elenco, com muito treino e foco. Continuaremos trabalhando e elevando o nível do nosso trabalho para que possamos alcançar nossos objetivos como grupo nos campeonatos – analisou.

Em seu primeiro ano integralmente na categoria Sub-20, Daniel já teve a chance de conquistar títulos internacionais pelo Palestra. Presente na excursão que levou a equipe Sub-20 à Holanda, o jovem sagrou-se campeão da ICGT Cup. Na campanha, o centroavante marcou um gol, na semifinal diante do NAC Breda.  

– O Palmeiras voltou a competir fora do Brasil e fico feliz em poder ter essa oportunidade de jogar essa competição e ainda mais ser campeão. Graças a Deus, foi uma experiência muito boa e que só nos enriquece – destacou.

Centroavante de imposição física e potente finalização, o garoto tem 1,81m, mas também se destaca pela explosão. Não à toa, está desde a temporada passada realizando um trabalho para atuar nas beiradas do campo. Com Orlando Ribeiro, treinador do Sub-17 do Verdão no segundo semestre de 2021, a Cria da Academia fez bons jogos de ponta esquerda, ao lado do centroavante Wendell no comando do ataque.

– Esse é um posicionamento em que muitas das vezes me sinto bem em realizar. A importância é que gera mais um ponto positivo em prol do plano de jogo que estamos jogando – analisou ao NP.

Daniel chegou a ser inscrito pelo treinador Paulo Victor Gomes, do Sub-20, para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior, a tradicional Copinha, em janeiro. No entanto, o jogador foi um dos poucos a não atuar sequer um minuto na campanha do título, devido a duas lesões que teve duas na coxa.

Mesmo com o grande destaque na base, o centroavante foi sucinto ao falar sobre chances com Abel Ferreira. Nascido em 2004, e portando vivendo seu primeiro ano com idade Sub-20, disse estar ainda em amadurecimento. No entanto, frisou que estará preparado quando a oportunidade vier.

– Como disse uma vez, sempre busco entregar o meu melhor sempre. Jogo a jogo, treino a treino. Creio que quando eu tiver alguma oportunidade, estarei preparado para enfrentá-la – concluiu.

Antes de chegar ao Verdão, o atacante foi campeão do Sul-Americano Sub-15 com a Seleção Brasileira, em 2019. Destaque na Amarelinha e no clube do interior paulista, chamou a atenção dos observadores técnicos. O Alviverde possui 100% dos direitos econômicos do jogador.

LEIA MAIS: