Campeão da Libertadores 2021 receberá versão restaurada da taça original do torneio

Troféu passou por processo de restauração e será entregue na decisão de Montevidéu

Palmeiras e Flamengo se enfrentarão pela final da Libertadores 2021 no próximo dia 27 de novembro, às 17h (de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Através de suas redes sociais, a Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (24), que o campeão desta edição receberá uma versão restaurada da taça original do torneio.

O presidente da confederação sul-americana, Alejandro Domingues, falou sobre alguns dos detalhes modificados e que a reparação irá consertar alguns defeitos causados pelo tempo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

– Com o tempo, campeonato após campeonato, viu como havia mudanças, que se percebiam seguramente para aqueles que conhecem a história da Libertadores. Percebi que a Copa estava se transformando, mas já havia um fato anedótico que fez isto acontecer.. A Copa já vinha sendo atingida pelo carinho, o apreço e muitas outras coisas que aconteceram ao longo do tempo. Para mim isto tem um valor histórico muito importante e era uma responsabilidade pessoal restaurar de volta para a Copa original – disse o mandatário.

A peça histórica foi levada até Lima, no Peru, onde se encontra a matriz de produção da taça da Libertadores, para que a restauração fosse realizada. Durante o processo, o objeto foi todo desmontado e até mesmo as placas com os nomes dos campeões, que envolvem a parte inferior, foram retiradas para que houvesse um polimento e base de madeira fosse consertada.

Outra novidade neste processo foi a mudança na peça do jogador que fica no topo do troféu. Antes, ele chutava a bola com o pé esquerdo, simbolizando a cobrança de um pênalti. Agora, o chute é feito com o pé direito, simbolizando o pontapé inicial da partida, assim como era no projeto inicial.

– As orelhas têm uma escada internamente, isso representa um estádio, a tribuna e o campo na parte plana. Vê-se uma circunferência que representa o mundo e o jogador que representa o jogador latino-americano acima do mundo e a coluna central que eleva o jogo latino-americano a um nível mundial. Tudo está conectado. Tudo tem uma representação – disse Carlo Tonani, responsável pela restauração.

LEIA MAIS