Campeão! Palmeiras goleia Santos e fatura taça da Copinha

Verdão faz três gols nos minutos iniciais, domina adversário e faz festa no Allianz Parque

É campeão! Na manhã desta terça-feira (25) o Palmeiras Sub-20 venceu o Santos por 4 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, em jogo válido pela final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha e venceu o título inédito na galeria de troféus do clube. Os gol palestrinos foram marcados por Endrick, Giovani e Gabriel Silva (x2).

O time treinado por Paulo Victor Gomes terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos, empatado com o Água Santa. O Verdão, no entanto, garantiu a ponta pelo melhor saldo de gols. Batendo o Mauá por 4 a 0 na segunda fase, triunfando por 3 a 0 sob o Atlético Goianiense nas oitavas, vencendo o Internacional por 2 a 1 nas oitavas e o Oeste por 5 a 2 nas quartas e o São Paulo na semifinal, até chegar ao clássico da saudade desta terça-feira.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O JOGO

Sem nenhum atleta positivo para Covid-19, os desfalques alviverdes para esta partida foram apenas o zagueiro Michel e o atacante Daniel, que seguem se recuperando de lesão.

Com isso, Paulo Victor Gomes conseguiu escalar um Palmeiras tido como ideal diante do Atlético. Com Endrick iniciando entre os onze, o jovem e Gabriel Silva comandaram o ataque, com Giovani e Jhonatan abertos na criação de jogadas. Vitinho ficou no banco, sendo a única alteração em relação a escalação da partida diante do Internacional.

Escalação do Palmeiras

O Palmeiras começou a partida de maneira eufórica. Usando as primeiras voltas no ponteiro para estudar o adversário, o Verdão começou a pressionar a saída de bola com dois minutos. Aos 5´, em jogada pela esquerda, Vanderlan cruzou e Endrick, de primeira, completou para o fundo da rede. Desde a terceira fase, o time de PV abriu o placar antes dos seis minutos.

Aos 11 minutos, foi a vez de Jhonatan fazer boa jogada pela esquerda e virar a bola para Giovani, na direita. O camisa viu o goleiro Diogenes adiantado e só tirou do arqueiro, para vibração dos 30 mil palmeirenses na arquibancada do Allianz Parque.

Gabriel Silva também deixou o dele. Aos 15’, o camisa 10 e artilheiro da base em 2021 cobrou falta na medida e ampliou. 3 a 0. Era o rolo compressor palmeirense não dando chances ao time santista na grande final.

O Santos se estressou e partiu para agressões após o terceiro gol. Enquanto isso, o Palmeiras passou a administrar a vantagem e ainda perdeu nova chance com Gabriel Silva. Driblando e usando dos artefatos futebolísticos, o Verdão atuava de maneira leve. Aos 35, Endrick tentou uma carretilha, deixando o lateral-direito Lucas Pires raivoso. Dez minutos mais tarde foi a vez de Derick se irritar e ser expulso. 3 a 0 placar do intervalo.

O Palmeiras voltou ligado na segunda etapa. Pressionando na intermediária ofensiva, o Verdão não dava espaço para o adversário. O Santos até chegou a finalizar, mas sem perigo.

Aos 7, Vanderlan cruzou na medida para Gabriel Silva completar e marcar o quarto. O time continuou em cima e perdeu chances de ampliar. Gabriel Silva, Endrick e João Pedro, duas vezes, tiveram boas oportunidades. O Santos até tentou com Ed Carlos, mas novamente não conseguia emplacar nenhuma pressão. O Palmeiras sobrava em campo.

Aos 33’, Gabriel Silva marcou mais um, mas a auxiliar levantou a bandeira e marcou o impedimento. Com espaço para jogar, o Palmeiras aproveitava a velocidade de Kevin e Vitinho e o faro de gol de Gabriel Silva e João Pedro, que entrou no lugar de Endrick.

Só administrando a bola, trocando passes e sendo vertical, o Palestra administrou até o apito final. Aos 47, o arbitro encerrou o jogo. O Palmeiras se sagrou campeão da Copinha 2022.

O CAMPEONATO

O Palmeiras chegou à Copinha embalado pela quinta conquista consecutiva do Campeonato Paulista Sub- 20. No último dia 22 de dezembro, o time se sagrou campeão da competição estadual após vencer o Mirassol por 1 a 0, fora de casa, e conquistar um 3 a 0 no placar agregado. Ao todo foram 24 jogos disputados na competição, com 17 vitórias, cinco empates e duas derrotas, além de 68 gols marcados e 18 sofridos.

Desde a chegada do treinador Paulo Victor Gomes ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo Campeonato Paulista, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 22 jogos, com 16 vitórias, seis empates, 58 gols marcados e apenas nove sofridos, além da conquista do certame estadual e da Copinha.

Com o título, o Verdão entra de férias na categoria Sub-20 e retorna em campo apenas em março, pela Copa do Brasil. Marcando o final da temporada da base, Pedro Bicalho, Lucas Freitas e Lucas Sena não podem mais atuar no time após a Copinha, por terem estourado a idade limite.

LEIA MAIS