O Palmeiras goleou o Boca Juniors por 4 a 1 na noite desta sexta-feira (28) no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e se sagrou campeão da Libertadores Feminina. Os gols das Palestrinas foram marcados por Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e Bia Zaneratto.
Foi a primeira vez que o Verdão disputou o torneio. Antes de derrotar o Boca Juniors, a equipe treinada por Ricardo Belli deixou pelo caminho a Universidad de Chile-CHI, o Independiente Dragonas-EQU e o Libertad Limpeño-PAR (fase de grupos), o Santiago Morning-CHI (quartas de final) e o América de Cali-COL (semifinal).
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O JOGO
Tal como na final da Libertadores masculina de 2021, o Palmeiras abriu o placar rapidamente. Aos 5 minutos, Ary Borges aproveitou sobra em cobrança de falta e tocou na saída da goleira argentina para colocar as Palestrinas em vantagem.
Favorito ao título, o Verdão era melhor em campo, mas acabou cedendo o empate menos de dez minutos depois. Priori recebeu dentro da área e não desperdiçou. A arbitragem assinalou impedimento na jogada, mas a revisão do VAR mostrou que a zagueira Poliana dava condição para a atacante do Boca Juniors.
Até o final do primeiro tempo, a equipe treinada por Ricardo Belli teve queda de desempenho. A defesa, sobretudo, se mostrava desorganizada e nervosa. O Boca chegou a mandar a bola na trave de Jully, desperdiçando grande chance para virar o jogo. Mas a igualdade persistiu até o intervalo.
Na segunda etapa, o Palmeiras se recuperou e impôs sua superioridade. Logo aos três minutos, Bruna Calderan construiu a jogada pela direita e cruzou na medida para Byanca Brasil cabecear. 2 a 1 para o Verdão! Terceiro gol da atacante no torneio.
As Palestrinas aproveitaram o momento e marcaram o terceiro gol dez minutos depois. Andressinha cobrou escanteio e Poliana subiu livre para cabecear no cantinho. A oitava bola na rede em jogada de bola parada da equipe de Ricardo Belli na Libertadores.
No restante do jogo, o Boca tentou pressionar para reagir, mas não conseguiu passar pela defesa palmeirense e pela goleira Jully.
Até que nos minutos finais, o Palmeiras matou o jogo. E tinha que ser com um golaço de Bia Zaneratto. A capitã e camisa 10 dominou dentro da área, ganhou das zagueiras adversárias e tocou com categoria para a rede. Palmeiras campeão da Libertadores Feminina de 2022!
LEIA MAIS