Categorias de base

'Caráter acima do talento’: conheça cartilha da base do Palmeiras que pede responsabilidade e disciplina

O NOSSO PALESTRA teve acesso ao material entregue aos atletas antes de viagem para a Europa, onde a equipe vai disputar torneios na República Tcheca e Alemanha

Crias da Academia em comemoração de titulo da Libertadores.(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Crias da Academia em comemoração de titulo da Libertadores.(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O NOSSO PALESTRA teve acesso à cartilha de viagem preparada pela diretoria do Palmeiras e entregue para os atletas relacionados à viagem do Verdão para torneios na Europa. Em um material de 15 páginas, os diretores mostram as condutas e procedimentos de disciplina aos jogadores, além do roteiro de bordo e informações gerais das partidas.

O Palmeiras embarcou rumo a torneios na República Tcheca e Alemanha na última terça-feira (19) e permanecerá no velho continente até o próximo dia 2 de agosto (segunda-feira). O clube vai participar da CEE CUP, em Praga, capital tcheca, e da Liga de Oberndorf, cidade no interior bávaro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Nas primeiras páginas, a ordem inicial já é enfatizada aos atletas. Em caixa alta, o clube afirma que o principal objetivo da viagem e da cartilha é ‘promover um ambiente de trabalho harmonioso, definir procedimentos e condutas’, abrangendo o elenco e também a comissão técnica.

Logo após as informações iniciais, o clube dedica cerca de cinco páginas para os ‘procedimentos de viagem’, parte principal da documento, que foi entregue aos atletas antes do embarque no Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Neste pedaço, é enfatizado que os jogadores não devem utilizar brincos, bonés e correntes, além de vestirem somente itens oficiais do clube. Celulares e outros itens eletrônicos, como fones de ouvido, são proibidos em aeroportos, preleção e refeições. O clube não arcará com gastos de internet e telefone dos atletas nos hotéis.

Outra questão abordada é a disciplina com relação ao relógio. Os atletas devem se apresentar dois minutos antes da refeição e cinco antes do horário previsto da saída do ônibus para treinos/jogos. No dia seguinte, pós retorno da viagem, os atletas deverão entregar o material ao roupeiro. No descumprimento de qualquer item deste regulamento, o atleta será multado, com os valores definidos pela direção.

Em outro ponto, são ressaltadas as disciplinas de conduta em partidas pelos jogadores. No documento, diz que os jogadores devem evitar a todo custo atitudes hostis e agressões. Bem como os cartões recebidos também podem se agravar em multas. “O atleta que for advertido com cartão amarelo por reclamação será multado. O cartão vermelho direto será avaliado pela direção, sendo passível de penalização”.

‘’O atleta da SEP deve evitar, de qualquer maneira, atitudes hostis ou agressões físicas aos adversários, árbitros e ao público’’

Para finalizar, após cerca de oito páginas com informações de hotelaria, cronograma e tabela de jogos, a diretoria deixa frases de efeito. A primeira, do medalhista olímpico Michael Phelps fala sobre os sacrifícios para vencer. A segunda é de autoria da comissão técnica do treinador Paulo Victor Gomes e diz: “Caráter sobre talento; Grupo sobre indivíduo; Esforço é inegociável”

“Caráter sobre talento… Grupo sobre indivíduo… Esforço é inegociável”

Comissão técnica do Palmeiras Sub-20

Está é a segunda viagem internacional das categorias de base do Palmeiras na atual temporada. Após um hiato de quase três anos em decorrência da pandemia da Covid-19, o Verdão retornou ao solo europeu somente em maio de 2022, quando disputou a Terborg Cup e a ICGT, ambas na Holanda.

Na ocasião, a equipe dirigida por Lucas Andrade, auxiliar de Paulo Victor Gomes, ficou com a quinta colocação em Terborg e com o título da ICGT, após bater o Espanyol, da Espanha, por 2 a 1 na grande decisão.

Lista de relacionados para a viagem na Europa:

Goleiros: Kaique e Addi
Laterais: Carlinhos, Léo Jance e Gilberto
Zagueiros: Pedro Felipe, Gustavo Mancha e Gabriel Vareta
Meias: Vitor André, Figueiredo, Patrick, Mizael, Jhonatan Garcia e Thalys
Atacantes: Ney Bahia, Wendell, Kauan Santos e Cauê

BASE DO PALMEIRAS SE CONSOLIDOU NA ÚLTIMA DÉCADA E UTILIZA CARTILHAS COMO MANTRA

O Centro de Formação de Atletas (CFA) do Palmeiras se consolidou nos últimos anos como uma das principais referências de base no Brasil. Com dezenas de títulos de expressão conquistados e inúmeros recordes quebrados, o clube colhe os frutos da estruturação iniciada em 2013 e do investimento em profissionais de diversas áreas, o que permitiu estabelecer uma filosofia de trabalho única em suas nove categorias (Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20) e de intercâmbio com o departamento de futsal.

Uma das filosofias implementadas pela diretoria para alcançar o sucesso foi justamente a utilização de cartilhas. Nesses documentos, entregues ao jogadores com certa frequência, são impostas regras de disciplina e convivência em partidas, ambiente de trabalho e na vida cotidiana como um todo. Em caso de descumprimento do material, o jogador pode ser punido pela diretoria do clube, prevendo inicialmente multas.

Atualmente, o Palmeiras trabalha com mais de 200 atletas em suas categorias inferiores, provendo acomodações para jogadores do Sub-15 ao Sub-20, e os treinamentos são realizados na Academia de Futebol II, em Guarulhos, de uso exclusivo da base. O local conta com cinco campos em tamanho oficial (incluindo um com arquibancada e camarotes), campo específico para treino de goleiros, vestiários, academia de musculação, departamento médico e rouparia.

Em 2021, o Verdão conquistou cinco taças pela base na temporada 2021: Paulista Sub-20, Paulista Sub-15, Nike Premier Cup Sub-15, Copa Umbro Sub-14 e Liga de Desenvolvimento CBF Sub-13. Já em 2022, o clube levantou a Copinha, a Copa do Brasil Sub-17, a FAM Cup, os Festivais TSFC Sub-15 e Sub-17, além da ICGT, disputado na Holanda.

Confira alguns trechos na integra do que diz a cartilha de viagem do Palmeiras para as categorias de base:

1) Proibido a utilização durante todo o período de viagem, os itens abaixo;

a) Brincos;

b) Boné;

c) Corrente;

1.1 Só poderá ser utilizado itens da SEP.

1.2 De forma geral, fica proibido qualquer item que não seja do clube, tais como

mochilas, bolsas, entre outros.

CELULARES E/OU DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

1) Proibido o uso de celular e fone do ouvido no aeroporto, só é permitido o uso,

quando toda delegação estiver em frente ao portão de embarque;

2) É proibido levar o celular para preleção;

3) Durante as refeições é vedado o uso de aparelhos eletrônicos (celular, tablet,

fones de ouvido), entre outros afins.

[…]

DA DISCIPLINA DE JOGO

1) O atleta da SEP deve evitar, de qualquer maneira, atitudes hostis ou agressões

físicas aos adversários, árbitros e ao público;

2) O atleta que for advertido com cartão amarelo por reclamação será multado;

3) O cartão vermelho direto será avaliado pela direção, sendo passível de

penalização.

[…]

DISPOSIÇÕES FINAIS

1) Todos os atletas deverão estar igualmente uniformizados;

“Se você quer fazer coisas extraordinárias, terá que fazer sacrifícios extraordinários” Michael Phelps (nadador e maior medalhista olímpico de todos os tempos)

[…]

“Caráter sobre talento; Grupo sobre indivíduo; Esforço é inegociável” (Comissão Técnica Sub 20 do Palmeiras)

LEIA MAIS
Gabriel Veron acerta com Porto e deixa o Palmeiras
Palmeiras vence Vasco nos pênaltis e garante vaga na semifinal da Nike Premier Cup
Palmeiras x Internacional: saiba como assistir ao duelo pelo Brasileirão

Na história: confira marcas de Weverton no Palmeiras Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG Saiba quem são os goleiros com mais jogos pelo Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão tenta contratação de Paulinho, do Atlético-MG Palmeiras hoje: Dudu se despede em vídeo, e Fifa anuncia ingressos para Super Mundial