Opinião: ‘Carrascos da base, dupla do São Paulo não teve espaço no Palmeiras’
Goleiro João Pedro Pantiga e atacante Ryan Francisco atuaram ao lado de nomes como Endrick e Luis Guilherme na categoria Sub-11 do Verdão
Carrascos do Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-17, o goleiro João Pedro Pantiga e o atacante Ryan Francisco, ambos atualmente no São Paulo, já vestiram a camisa do Verdão durante as categorias de base. A dupla ajudou o rival eliminar a equipe palestrina na semifinal do estadual na última terça-feira (24).
No duelo, vencido pelo São Paulo nos pênaltis após empates em 1 a 1 e 2 a 2 nos tempos regulamentares dos confrontos de ida e volta, a dupla colaborou com gols e pênaltis defendidos. João Pedro foi responsável por três defesas na marca da cal, enquanto Ryan fez os dois gols tricolores na partida de volta, na Arena Barueri.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ambos vestiram a camisa do Palmeiras na categoria Sub-11, em 2017 e participaram do Campeonato Paulista da categoria pelo Verdão naquela temporada. Nascidos em 2006, jogaram juntos com nomes como Endrick e Luis Guilherme, e deixaram o clube por terem pouco espaço na geração mais badalada das categorias de base palestrina.
Em registro recuperado pelo jornalista Zé Gustavo Felix nas redes sociais, a dupla do São Paulo aparece em súmula ao lado de Endrick, Luis, Vitor Reis, Fellipe Jack, Figueiredo e Luighi – todos ainda no Palmeiras. Ryan disputava condição de titular justamente com a dupla que já atua pelo profissional do Verdão, além de Luighi, artilheiro do Sub-17 em 2023.
Ryan Francisco, inclusive, estará com a Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo, em novembro de 2023, na Indonésia. No Palmeiras, o centroavante atuou somente pelo Sub-11 e Sub-13 e, apesar de títulos, foi discreto no quesito gols. Sem espaço na equipe, Ryan foi para o Ska Brasil em 2021, onde se destacou com 11 gols em 13 partidas disputadas. O São Paulo se interessou e o contratou em 2022.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Breno e Piquerez brilham, e Palmeiras aplica goleada contra São Paulo no Brasileirão
João Pedro, apesar de não ser da Seleção, também é destaque. O goleiro foi um dos destaques do vice-campeonato Paulista Sub-17 do SKA Brasil em 2022 – decisão perdida justamente contra o Palmeiras. Pelo Verdão, o arqueiro atuou pelo Sub-11 e Sub-12 e saiu após ser terceira opção no banco de suplentes.
Não ter espaço na estrelada geração 2006 do Palmeiras é longe de ser demérito ou falta de aproveitamento da comissão técnica. A geração palmeirense é a base da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo Sub-17 da Indonésia. Quatro nomes estão na lista, além de um quinto convocado, mas cortado por lesão. O zagueiro Vitor Reis, o meia Figueiredo (cortado) e os atacantes Estevão, Riquelme e Luighi foram chamados pelo treinador Phelipe Leal.
Ao todo, o Palmeiras teve 13 jogadores que defenderam a Seleção Brasileira Sub-17 entre 2022 e 2023. Além dos cinco convocados para o Mundial, Endrick e Luis Guilherme participaram do grupo em 2022. O goleiro Cesar, o zagueiro Benedetti e o meia Coutinho tiveram chances em 2023, enquanto os laterais Kauan Firmo e Inácio, além do zagueiro Fellipe Jack, tiveram chance em 2022.
Tida como uma das mais promissoras do clube, a geração 2006 encerrou a passagem pela categoria Sub-17 com 100% de aproveitamento em torneios nacionais, vencendo o Campeonato Brasileiro em 2022 e 2023 e a Copa do Brasil em 2022 e 2023. No Paulistão, venceu em 2022 e parou na semifinal nesta temporada.