Em cinco minutos mágicos, Palmeiras amassa o Ceará
Mesmo seriamente desfalcado, Verdão marca três gols no primeiro tempo e leva boa vantagem para o jogo de volta
O Palmeiras recebeu o Ceará no Allianz Parque, na tarde desta quarta-feira (11), em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com um primeiro tempo avassalador, o Verdão venceu por 3 a 0 e encaminhou a classificação mesmo desfalcado de oito titulares. Os gols foram marcados por Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Gabriel Veron.
Sem os selecionáveis Weverton, Menino, Gómez e Viña, além dos lesionados Wesley, Felipe Melo e Luiz Adriano, o Palmeiras também não teve Luan, infectado com Covid-19. Esperava-se um time remendado e improvisado e o que viesse seria lucro. Abel Ferreira mandou a campo: Jailson; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Scarpa; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Lucas Lima; Veron e Willian.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
O jogo começou como esperado: cauteloso de lado a lado. A forte chuva também não cooperava. No entanto, o Palmeiras não chegou a perder o controle do jogo por um minuto sequer, fazendo com que o Ceará permanecesse os primeiros 45 minutos sem conseguir finalizar contra o gol de Jailson.
Aos 34 minutos, Gustavo Scarpa aproveitou a sobra de um bate e rebate para abrir o placar com um chute forte. Impressionou positivamente a atuação do camisa 14 pela ala esquerda. O Ceará sentiu o baque e o Palmeiras foi implacável nos minutos seguintes.
Aos 37, lançamento espetacular de Danilo para Veron, que cruzou para trás e deu a assistência para Raphael Veiga marcar seu nono gol na temporada. Não deu nem tempo de comemorar. Dois minutos depois, aos 39, Zé Rafael roubou a bola no meio e lançou Veron na esquerda. A joia palmeirense cortou pra dentro e, de fora da área, colocou no ângulo de Prass. Um golaço.
No segundo tempo, o Ceará já voltou a campo com quatro alterações ofensivas. Abel promoveu a entrada de Rony na vaga de Veiga. Logo no início, Scarpa apareceu novamente na esquerda e cruzou na medida para Willian, que desperdiçou quase embaixo das traves.
Naturalmente, o jogo perdeu intensidade. Aos 15 minutos, Zé Rafael sentiu o tornozelo e precisou ser substituído por Patrick de Paula. Pouco depois, Abel promoveu a estreia do recém-chegado Alan Empereur, zagueiro brasileiro que veio do futebol italiano. Mayke e Gabriel Silva também entraram.
Aos 37 minutos, o árbitro marcou pênalti de Renan, mas voltou atrás após consultar o VAR. No processo, Abel Ferreira acabou expulso por motivos ainda desconhecidos. O treinador não poderá comandar a equipe no banco de reservas no jogo de volta.
Sem sofrer outras ameaças, o Verdão apenas administrou a larga vantagem construída no primeiro tempo e garantiu o resultado para o jogo da volta na próxima quarta-feira (18).
De destaques positivos, Danilo e Scarpa chamaram especialmente a atenção e devem ganhar cada vez mais espaço. Willian foi o único que destoou da grande atuação coletiva da equipe, errando finalizações em excesso.
O Palmeiras volta a campo no sábado (14), às 21h30, no Allianz Parque, para enfrentar o Fluminense pela 21ª rodada do Brasileirão.
LEIA MAIS
- Palmeiras vira pauta em coletiva dos Gabriéis na Seleção: ‘Viemos do mesmo lugar’
- Palmeiras anuncia Breno Lopes, vice-artilheiro da Série B com o Juventude
- Com saídas de estrangeiros, Abel Ferreira pode ser o primeiro gringo a ganhar a Copa do Brasil