Colunistas opinam: Palmeiras de Abel é nova Academia?

Português já marcou seu nome na história do Verdão; confira as opiniões dos membros do NOSSO PALESTRA

Em pouco mais de um ano no Palmeiras, Abel Ferreira já conquistou duas vezes a América, além de um título da Copa do Brasil, em 2020. Com seu nome eternizado na história da equipe com duas das principais conquistas do clube, o português já pode ser comparado aos maiores personagens da Sociedade Esportiva. Tendo nas décadas de 60 e 70 os planteis mais vitoriosos em mais de cem anos, o comandante lusitano mira agora bater as estatísticas antigas e se consolidar como o maior esquadrão do Verdão.

Para entender a cabeça de quem escreve e opina no NOSSO PALESTRA, perguntamos ao colunistas: Palmeiras de Abel já é nova Academia?

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O time de Abel é histórico. Eu não gosto do termo Academia como reflexo de beleza estética. Eu acho lindo o Palmeiras estratégico, físico, disposto, mental e eficiente. Pra mim, é tão fascinante quanto um time que faz 18 gols num jogo. Baseado nesse conceito, se Academia for sinônimo de vitória, falamos sim sobre uma nova Academia. O Palmeiras de Abel jamais, JAMAIS será esquecido – JOÃO GABRIEL FALCADE (@GFalcade21).


A Academia recebeu esse nome belo jeito de jogar, mais que pelos resultados (que foram incríveis). Era um time bonito, a essência do futebol brasileiro. Dava show, tinha craques. O time de hoje não é isso. E não tem problema. São novos tempos, novos jeitos de encarar o futebol. E, acima de tudo, o time é vencedor. Colocar o time do Abel como uma nova Academia não faz sentido, apesar dos troféus. Esse time é uma nova era, uma nova dinastia palmeirense. Cheia de Crias, jogadores subestimados e um treinador estudioso. É um momento inédito, diferente. O momento dos Conquistadores da América – JOÃO SUNDFELD (@jphsundfeld).


 Em termos de relevância na história do clube, não há dúvidas que sim. É o período mais vitorioso em todos os tempos. O termo Academia, porém, serve pra descrever um futebol que já não existe mais. O esporte praticado há 50 anos era outro. Vamos saber a dimensão do time atual na memória do torcedor somente no futuro. Desfrutemos enquanto é tempo – GIULIANO FORMOSO (@FormosoGiuliano).


O Palmeiras, de Abel, é um dos melhores elencos de toda história do clube. Acredito que “Academia”, não seja algo que resume o plantel, porque tem o seu momento, a sua época. Esse Palmeiras 20/21 já tem a sua particularidade que encantou os torcedores. As vitórias históricas, os tabus batidos, as marcas impressionantes, os títulos inesquecíveis, ficou inesquecível. Sorte nossa ver isso de perto – DENNYS CARVALHO (@DennysCarvalho).


O passado fica no passado e o futuro é construído no presente. O time de Abel Ferreira já é um dos maiores da história do Verdão, mas comparar com qualquer outra geração é um exercício complicado e um pouco irracional, já que existem uma série de mudanças na história do futebol em 70 anos corridos. Em termos de qualidade, nenhum outro time da Sociedade Esportiva Palmeiras se igualará com a escalação de 1972/74 – ANDRÉ GALASSI (@_andregalassi)


Acredito que as alcunhas do futebol tem liberdade poética para cada torcedor. Assim, o Palmeiras de Abel pode ser considerado uma nova Academia dentro de suas particularidades, que acompanham a evolução do jogo. Eu não pude acompanhar nenhum outro esquadrão do Palestra. Então, considero esse time a minha Academia – ARTUR ABRAMO (@arturabramo)


Me baseando em fatos após a recente conquista da Libertadores, na minha opinião, é uma comparação muito forçada. Não gosto do vitorioso Palmeiras comandado pelo técnico português ser chamado de “quarta Academia”. O time de ouro da Academia marcou uma geração e foi modelo de inspiração e revolução para o futebol brasileiro. Fato é que até o Santos de Pelé tinha um respeito enorme pela equipe. O conceito de jogo do Palmeiras de Abel ainda está longe do ideal e capaz de de encantar a torcida com nostalgia. Não dá para negar que o Palmeiras de Abel é histórico e recheado de feitos inacreditaveis. E a nós, palmeirenses, só nos resta agradecer ao Abel por tudo o que está fazendo. Ainda é muito cedo para fazer qualquer comparação do Palmeiras de Abel com a gloriosa Academia. Só vamos descobrir o feito daqui alguns anos. Que o Palmeiras de Abel siga fazendo histórias. Todos somos um. Avanti, Palestra! – LUCAS BACHIÃO (@lucasbachiao)

LEIA MAIS