Colunistas opinam: Renovar ou não renovar?

Colunistas do NOSSO PALESTRA opinam sobre qual o futuro dos jogadores que estão em final de contrato

O Palmeiras tem, no atual elenco, três atletas que encerram contrato no final deste ano e, em função disso, estarão livres para assinar um pré-contrato a partir do próximo mês. São eles, Jailson, Felipe Melo e Willian.

Com a renovação encaminhada, o atacante é o único com o futuro praticamente certo. Enquanto isso, o goleiro reserva e o capitão aguardam uma decisão do clube para saber se terão seus vínculos renovados ou não.

Para entender a cabeça de quem escreve e opina no NOSSO PALESTRA, perguntamos ao colunistas: Você renovaria com os jogadores que estão em fim de contrato no Palmeiras?

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

– Não renovaria com o Willian, mas entendo a opção. É um profissional exemplar e que se mostra útil em alguns momentos. Jailson e Melo, por outro lado, não são. Nenhum passa segurança e colecionam falhas. É preciso renovação no elenco, não renovação do elenco. Precisa de sangue novo. Não se pode buscar um futuro glorioso sem desapegar do passado. É necessário encerrar ciclos e começar novos para manter o time no topo.

JOÃO SUNDFELD (@jphsundfeld)


– A única unanimidade para mim é a permanência de Willian. Manteria conversa para ver a situação de Felipe Melo por acreditar que ele é importante para o elenco e não renovaria com Jailson.

RAFAEL BULLARA (@RBullara)


– O futebol é feito de ciclos e precisamos entender esse contexto. Renovaria com o Willian por ser unanimidade e ainda entregar muito pelo custo-benefício. Até entendo se a opção do clube for a permanência do Felipe Melo, peça importante ao elenco e capitão, porém vejo a imagem dele já desgastada e com o ciclo perto do fim. Aos 38 anos já não entrega aquilo que se espera e paga nele. Já o Jailson, precisamos respeitar a linda história dele, mas não existe um clube de ponta que tenha como reserva um goleiro acima dos 40 anos.

ANDRÉ GALASSI (@_andregalassi)


– Vejo a situação dos três nomes em questão de forma diferente. Willian é que mais merece a renovação. O atacante agrada ao técnico e está sempre entre os artilheiros do time na temporada, mesmo não sendo mais titular absoluto. Quanto ao Felipe Melo, cabe a avaliação da comissão técnica sobre qual jogador estamos falando: volante ou zagueiro? Quando atuou como defensor, foi muito bem e pode receber mais chances na função. Já em relação a Jailson, penso que o ciclo do goleiro chegou ao fim. É um atleta que merece todo o respeito e as homenagens pelo que conquistou no clube, mas a idade já se mostra um peso grande para um nova renovação de contrato.

ENZO MARCHIOLLI (@enzomarchiolli_)


– Em um mundo ideal, entendo que o melhor seria encerrar os três vínculos ao final dos contratos. Contudo, compreendendo a dificuldade do Palmeiras no mercado e a política de austeridade da diretoria, manter Willian como um suplente do plantel pode ser bastante útil. Já Felipe Melo, para além dos problemas extracampo, não entrega mais o mesmo futebol, então não vejo motivos para a extensão do vínculo. Quanto mais por dois anos, como exigido pelo volante. Por fim, Jailson merece todo o respeito da torcida, mas não a renovação. Sendo reserva imediato de Weverton, o goleiro impede a oportunidade de pratas da casa crescerem no profissional. Sem contar o fato de quem não possui mais o nível técnico de outrora.

ARTUR ABRAMO (@arturabramo)


– Renovaria com Willian, como de fato deve acontecer. Entrega consideravelmente em campo, é exemplo fora dele, tem o cheiro de campeão e agrada ao treinador. Acredito que sejam as credenciais necessárias para renovar. Felipe Melo, se seguir como zagueiro e na falta de outros nomes para o setor, pode ajudar ao longo de mais um ano – se for pra vaga no meio-campo, não. Para Jailson, acho que deveria acontecer uma Last Dance, seis meses de despedida e fim da passagem dele no clube quando vencer o atual vínculo. Merece carinho e respeito, mas não a renovação.

JOÃO GABRIEL FALCADE (@GFalcade21)


– No atual momento, com a diretoria pouco se mexendo para contratação, renovar com Willian é a melhor solução. Os números do atacante não mentem, não tem um salário absurdo, é sempre profissional, não reclama do banco de reservas e muito importante no elenco. Merece mais um ano de contrato. Jailson é outro que merece, é bom de grupo e importante na ausência do Weverton quando convocado para a Seleção Brasileira. Nas últimas partidas, vem atuando bem e, de imediato, é o reserva da equipe. Vale renovar para mais uma temporada.

DENNYS CARVALHO (@DennysCarvalho)


– O Palmeiras não deve renovar por gratidão e sim por entrega. Os jogadores que estão entregando dentro de campo merecem. E no caso, merece, pois é um jogador só, o Willian Bigode. Renovaria com ele não apenas por essa temporada, na qual ele é artilheiro igualado com o Rony, mas também pela temporada passada, onde provou que é importante e mantém o nível do elenco alto. Ele é um jogador que se sai um titular, ele entra e não abaixa o nível. O Felipe Melo eu colocaria em análise. No meio-campo temos outra opções, mas se for jogar na zaga e continuar as boas atuações, ok, renova. O Jailson para mim não dá mais. Acho que o Palmeiras precisa encontrar um goleiro reserva à altura do Weverton, claro que ninguém que ameace, até porque é difícil encontrar alguém assim no mercado, mas um atleta para preparar para assumir esse fardo que tem o atual goleiro titular.  

CELSO ARDENGH (@CelsoArdengh)


– Renovaria com Willian porque ele provou ainda ser capaz de entregar um certo número de gols e assistências por temporada. E acima de tudo, parece compreender bem seu papel de coadjuvante na equipe atualmente. Por outro lado, não parece ser o caso de Felipe Melo. Apesar de extremamente profissional, o volante de 37 anos não tem mais condição física de atuar no meio de campo. Caso permaneça, que seja como zagueiro, mas se a decisão coubesse a mim, eu agradeceria pelos serviços prestados e diria adeus. Por fim, Jailson também já não mostra ter condição técnica de continuar atuando em alto nível aos 39 anos. Sou muito grato por 2016, que fica cada vez mais distante no passado. O carinho e o respeito serão eternos, mas é hora de renovação no elenco e não no contrato do goleiro reserva.

GIULIANO FORMOSO (@FormosoGiuliano)


LEIA MAIS