Com fim em fevereiro de 2021, CBF divulga calendário da temporada 2020

(Foto: Divulgação / SE Palmeiras)

A CBF divulgou o calendário revisado da temporada de 2020 do futebol brasileiro na manhã desta quinta-feira (9). A grande novidade é que o fim do calendário será no dia 24 de fevereiro de 2021, quando ocorrerá a última rodada da série A do Brasileirão. Outro detalhe curioso é que há rodada marcada para o dia 27 de dezembro, apenas dois dias depois do natal.

O que justifica o adiamento da temporada até o próximo ano é que, devido à paralisação de quatro meses causada pela pandemia de Covid-19, não haveria tempo hábil para realizar todos os jogos até o fim de 2020. No mês de abril, quando o calendário estava paralisado, os clubes anteciparam as férias de dezembro dos jogadores. Isso foi feito para ter o máximo de datas possíveis para disputar as partidas restantes e cumprir com os combinados.

Com o calendário apertado, os campeonatos não serão mais pausados durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Isso significa que haverá desfalques nos clubes cujos jogadores forem convocados para as seleções nacionais.

Confira as datas de reinício das competições, de acordo com o comunicado da CBF:

Campeonato Brasileiro

  • A Série A do Brasileirão será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Copa do Brasil

As 11 datas restantes da competição mais democrática do país serão disputadas entre 26 de agosto e 10 de fevereiro. A Copa do Brasil será reiniciada com os jogos de volta da Terceira Fase e segue com o mesmo regulamento.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022

O calendário confirmado pela FIFA prevê seis datas para os jogos das Eliminatórias. São duas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, duas em outubro, 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17.

Competições sul-americanas de clubes

As datas das competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, serão informadas oportunamente pela Entidade.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO AQUI: https://conteudo.cbf.com.br/cdn/202007/20200709111355_871.pdf