Com ótimo retrospecto, Palmeiras joga 1° clássico na grama sintética: ‘Já é tendência’

(Foto: Fábio Menotti / Divulgação / SE Palmeiras)

No próximo sábado (8), o Palmeiras vai disputar o primeiro clássico no novo gramado sintético do Allianz Parque. E já será uma pedrada: a partida será o jogo de volta da final do Paulistão 2020, contra o arquirrival Corinthians.

Contudo, há motivo para otimismo, pois o aproveitamento do novo gramado alviverde é excelente, 90,4%. São seis vitórias e um empate. O Verdão não sabe o que é perder quando joga no seu novo tapete.

Fora as vitórias, o saldo de gols é bastante positivo: 13 marcados e apenas quatro sofridos. Luiz Adriano é o artilheiro do estádio na temporada, com cinco tentos acumulados.

Em entrevista ao Nosso Palestra, Alessandro Oliveira, diretor-presidente da Soccer Grass (empresa responsável pelo gramado sintético do Allianz Parque), comentou sobre a novidade da arena alviverde para a temporada 2020 e respondeu se considera que esse fator pode favorecer o Verdão na final:

"O gramado espelha todas as condições de um natural, em excelentes condições, durante o jogo inteiro. Essa adaptação o Palmeiras já tem, já jogou algumas vezes, em quase todas ganhou, apenas empatou uma vez. Realmente, é um diferencial jogar num gramado sem buraco, sem grama soltando, sem precisar olhar pro chão pra correr… O Palmeiras já está bem-adaptado a essa qualidade excelente, então tem uma vantagem sim. Mas, clássico é clássico, não dá pra falar que tudo isso vai trazer um resultado melhor pra A ou B."

117221432_1025795974543935_1453894630553080715_n
A empresa Soccer Grass, responsável pelo gramado sintético do Allianz Parque, comemorou no Instagram o retrospecto de sucesso do seu produto – Foto: Reprodução / Instagram

Alessandro também afirmou que o modelo do gramado palmeirense ‘já é uma tendência’ no país:

"Eu não tenho dúvidas de que é uma tendência e que a maioria dos clubes que tem estádio vai aderir a isso, por ter várias vantagens: não ter lesão, manter a qualidade da grama durante o jogo inteiro (independentemente de chuva ou não), não ter grama solta, buracos… A grama natural não aguenta muito, jogando com chuteira de trava, num jogo de alto nível, nunca se tem no final um gramado em perfeitas condições, diferentemente do gramado do Allianz. Não tem nada igual nas Américas, com essa qualidade. Sempre que um clube joga no Allianz, comenta, quer saber mais sobre, procura entender, e isso é muito bacana."

Além disso, o novo gramado já permitiu que o Palmeiras e a WTorre explorassem de forma mais intensa durante a pandemia o potencial de retorno financeiro do Allianz Parque, sem prejudicar o palco dos jogos da equipe alviverde em casa. O diretor da Soccer Grass ressaltou esse ponto:

"Mesmo na crise, já tem retorno pro estádio. Se você observar, teve jogos, show, cinema, tudo na pandemia. No último jogo, teve um show no sábado, aí no domingo de manhã foi desmontado todo o show, fizemos uma manutenção, coisa de 3, 4 horas, e teve jogo no mesmo dia, o gramado já estava pronto. Com certeza, se não fosse pela grama sintética, o estádio não iria suportar essa sequência. E isso movimenta tudo, tanto pro Allianz, quanto pro clube, é muito favorável."

CONFIRA O HISTÓRICO PALMEIRENSE NO NOVO GRAMADO SINTÉTICO:

16/02/2020 – Palmeiras 3×1 Mirassol – 6ª rodada Paulistão – Gols: Gómez, Veiga e Luiz Adriano

20/02/2020 – Palmeiras 1×0 Guarani – 7ª rodada Paulistão – Gol: Dudu

07/03/2020 – Palmeiras 1×1 Ferroviária – 9ª rodada Paulistão – Gol: Willian

10/03/2020 – Palmeiras 3×1 Guaraní – 2ª rodada Libertadores – Gols: Luiz Adriano 3x

26/07/2020 – Palmeiras 2×1 Água Santa – 12ª rodada – Gols: Ramires e Luiz Adriano

29/07/2020 – Palmeiras 2×0 Santo André – Quartas de final Paulistão – Gols: Felipe Melo e Marcos Rocha

02/08/2020 – Palmeiras 1×0 Ponte Preta – Semifinal Paulistão – Gol: Patrick de Paula