Com Palmeiras, oito clubes assinam documento para criação de nova liga

Representantes de todos os clubes que estão nas Séries A e B participaram da reunião em São Paulo

O Palmeiras participou nesta manhã de terça-feira (3), por meio de sua presidente Leila Pereira, de uma reunião com clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O intuito do encontro foi analisar proposta de criação de nova liga, a Libra, formada pela empresa Codajas e o banco BTG. As informações foram inicialmente publicadas pelo GE.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– Hoje é um passo muito importante para o futebol brasileiro. As reuniões são importantes para definirmos os nossos objetivos e hoje, finalmente, foi criada a nossa liga, que é o futuro do futebol. Tivemos vários clubes aqui. Alguns assinaram e outros assinarão até o dia 12, na semana que vem. Mas estou muito feliz e animada com a união de todos nós. Só assim, poderemos reconstruir o futebol brasileiro – disse a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Dos 40 clubes da Séries A e B presentes, apenas oito clubes assinaram documento sobre a criação da liga. Além do Palmeiras, também firmaram os papéis: Santos, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Red Bull Bragantino, América Mineiro e Cruzeiro. A expectativa é que a maioria das equipes fizesse a assinatura, mas divergências ainda são vistas entre as equipes.

A falta de consenso entre as agremiações ainda é em razão da divisão de valores dos contratos de TV, quando os mesmos forem assinados. A Codajas sugere uma divisão de 40% dos valores fixos, 30% por audiência e 30% variável de acordo com o desempenho esportivo e tem o apoio dos times paulistas e do Flamengo. Já o grupo formado por outros dez clubes sugere que os números sejam de 50%, 25% e 25%, respectivamente.

– A constituição da liga já foi realizada hoje. Não há risco ou como se olhar para trás. Só para frente. Alguns clubes não se sentiram preparados ainda para assinar, mas acredito que na semana que vem o restante dos clubes vai aderir a esse documento tão importante para o futebol brasileiro.

Outra reunião foi marcada com convite para os 40 clubes e data prevista pra a próxima semana, no dia 12 de maio, na sede da CBF. Não é de hoje que as equipes falam em criação de uma nova liga. O Palmeiras volta a jogar nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em Sucre, na Bolívia, pela quarta rodada da Fase de Grupos da Libertadores.

LEIA MAIS
Se marcar, Veiga igualará Alex e encostará em Rony no ranking de artilheiros do Palmeiras na Libertadores
Dudu pode igualar Marcos como terceiro jogador mais vitorioso pelo Palmeiras na Libertadores
Tradição! Palmeiras é o clube brasileiro com maior número de atletas com mais de dez gols na Libertadores