Como joga e quem é Bruno Rodrigues, novo reforço do Palmeiras para 2024
Seja como ponta, como falso nove ou qualquer outra função, o novo reforço precisa provar sua qualidade
Bruno Rodrigues tem 26 anos, 1,77m, nasceu no Rio Grande do Norte, em Ceará-Mirim. Ao longo da carreira conquistou três títulos e passou por 9 equipes, duas em definitivo – Tombense e Athletico, seu formador.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Com 8 gols e 10 assistências em 2023, pelo quase rebaixado Cruzeiro, Bruno chega ao Palmeiras em um contrato de 5 anos, com 80% de seus direitos comprados por um valor não divulgado. Antes de fechar sua vinda ao Verdão, o camisa 9 esteve na mira de Bahia, Fluminense, Grêmio e Internacional.
Em 2022, ainda na Série B, Bruno foi destaque do time mineiro na retomada à elite do futebol nacional. Naquele grupo, fez 49 jogos, sendo 43 titular, com 15 vitórias, 15 empates e 19 derrotas – com 13 gols e 7 assistências. Os números de 2023 levantados pelo Sofascore Brazil apontam BR9 como o principal nome da Raposa.
Na prática, Bruno não é um camisa 9. O mapa de calor da imagem acima mostra que seu tempo em campo é de alguém que ocupa várias faixas de campo, mas de sobremaneira as pontas, em uma região semelhante a feita por Dudu – hoje machucado. Com qualidade de drible e passe, tem características associativas, de criação e construção de espaço. Atacante, também chega à área para fazer gols.
Voluntarioso e intenso, duas qualidades mencionadas por quem acompanha o jogador de perto – no caso deste texto, dois torcedores do Cruzeiro. Virtudes elogiadas por Abel e abraçadas por sua filosofia, são requisitos dos nomes funcionais pro esquema do treinador português, mas que não enchem os olhos da torcida, ansiosa por grandes figuras.
Aos 26 anos, e sem grandes aparições em palcos importantes, mesmo levando em conta o Cruzeiro, Bruno Rodrigues chega sem credenciais potentes para justificar seus cinco anos de contrato e terá de buscar isso em campo. Seja como ponta, como falso nove ou qualquer outra função, aproveitando-se de sua polivalência e intensidade.