O volante Atuesta sofreu uma lesão no joelho direito no último domingo (26) e passará por exames nesta terça-feira (28). Ainda sem contratações em 2023, a solução para repor o desfalque do colombiano pode estar dentro do próprio clube, com Pedro Lima, destaque das categorias de base.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Bicampeão da Copinha pelo Verdão, o jovem foi um dos principais destaques da conquista de 2023, diante do América-MG. Na ocasião, foram oito partidas disputadas, com dois gols – diante de Juazeirense e Floresta – e uma assistência – contra o Mirassol.
Sem Atuesta, que desfalca a equipe por tempo indeterminado, a tendência é da presença da Cria da Academia no elenco profissional. Após a conquista da Copinha, o meia chegou a treinar com a equipe de Abel Ferreira, prática comum dos atletas que venceram o título do campeonato de base.
O meio-campista estará em todos os treinamentos da equipe ao longo desta semana na Academia de Futebol, em São Paulo. Segundo o apurado pelo NOSSO PALESTRA, o jovem será observado de perto pela comissão técnica do treinador Abel Ferreira, mas ainda tem seu futuro no elenco indefinido. A tendência é do meia ser parte do grupo de apoio que trabalha sob comandos da comissão técnica portuguesa.
No momento, o jovem não está inscrito no Campeonato Paulista e, por isso, não pode estar presente no confronto contra o Guarani, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Contudo, o Verdão pode inscrevê-lo na Lista B da competição – destinada às Crias da base – caso entenda que há necessidade.
Em entrevista ao NP, em dezembro de 2022, Pedro avaliou com cautela a expectativa por atuar na equipe principal do Verdão. Na ocasião, revelou que se preparava fisicamente e mentalmente para aproveitar quando tivesse a oportunidade.
– Sabemos a responsabilidade de estar no time Sub-20 do Palmeiras e que a base é a nossa trajetória para chegar ao time principal. Fico feliz em ser bem avaliado, vejo a torcida pedindo também, fico muito feliz, estou aqui desde o Sub-13, estou no fim da trajetória da base e logo a melhor parte vai chegar. Estou me preparando e esse momento vai chegar.
No clube desde 2016, o jovem possui vínculo com a equipe alviverde até o final de 2024. Atualmente, o atleta atua como primeiro ou segundo homem de meio-campo, mas já foi utilizado como meia-atacante e zagueiro durante a trajetória nas categorias de base da equipe palestrina.
Lesionado, Atuesta é reserva e vem atuando pouco no Maior Campeão Nacional, com apenas seis partidas em 2023 – no total, foram 58 desde que chegou ao clube, no início do ano passado. Com a lesão, a comissão técnica conta apenas com Gabriel Menino, Zé Rafael, Jailson e Fabinho para a posição.
Destas opções, Zé e Menino são os titulares incontestáveis, enquanto Jailson entra com frequência nos confrontos. O mais jovem, por sua vez, ainda não conseguiu sequência na equipe e atuou em apenas três partidas na temporada.
O clube ainda busca um nome no mercado para a posição. Isso porque Danilo, titular, foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Até o momento, o Verdão demonstrou interesse por nomes como Matheus Henrique e Andrey, mas não conseguiu garantir o reforço.
LEIA MAIS:
Abel Ferreira destaca força individual e coletiva do Palmeiras: ‘Somos uma equipe de operários’
Raphael Veiga celebra momento e garante ‘time muito bem e encaixado’
Opinião: Sem reforços, Fabinho deveria receber mais chances no Palmeiras