Conmebol assina acordo com Governo do Equador e garante final da Libertadores em Guayaquil

Atualmente, o Palmeiras disputa semifinal da competição em busca de uma vaga na decisão

A Conmebol garantiu, juntamente do Governo do Equador, a realização da final da Libertadores em Guayaquil no dia 29 de outubro. Hoje (26), foi assinado um acordo entre as partes que confirmou a sede da decisão continental que até então estava em xeque, uma vez que a confederação pedia garantias para a segurança de turistas e delegações, assim como auxilio financeiro em obras necessárias. A informação é de Marcel Rizzo, do UOL.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Durante o mês de junho, o país sul-americano passou por um período de protestos por causa do preço do combustível. A situação gerou seis mortos e centenas de feridos, mas terminou com um trato entre o governo e manifestantes, no dia 30. Contudo, esta situação fez com que a principal entidade do futebol sul-americano repensasse a realização da partida final de seus torneios no local.

Sendo assim, a Conmebol queria garantias de que não repetiria a mudança de sede às pressas que ocorreu em 2019, quando a final continental passou de Santiago, no Chile, para Lima, no Peru. O documento assinado nesta sexta-feira (26), então, confirma à federação que tudo estará em condições de realizar o evento esportivo.

O acordo prevê que o governo equatoriano poderá colocar dinheiro na organização da Libertadores masculina e feminina. Haverá também auxílio ao Barcelona para a adequação do estádio Monumental Isidro Romero Carbo com participação da prefeitura de Guayaquil – espera-se um aporte de US$ 2 milhões (R$ 5,2 milhões). A entidade futebolística já participa nas mudanças, ajudando em melhorias de acessibilidade, drenagem, irrigação, etc.

No encontro, estiveram presentes Guillermo Lasso, a prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Francisco Egas, o presidente do Barcelona de Guayaquil, Carlos Alejandro Alfaro Moreno e o ministro do Esporte do Equador, Sebastián Palacios.

Na Libertadores, quatro times disputam a fase de semifinal em busca de uma vaga na decisão. O Palmeiras, atual bicampeão, enfrentará o Athletico-PR nos dias 30 de agosto e 6 de setembro.

LEIA MAIS
Gambito de Abel? Treinador vira ‘garoto-propaganda’ em série da Netflix
Palmeiras e Cimed conversam para empresa ser mais uma patrocinadora do clube
Escalação do Palmeiras: Verdão finaliza preparação para enfrentar Fluminense