Danilo Barbosa: conheça o volante e entenda os motivos da negociação

O Nosso Palestra analisou tática, técnica e mentalmente quem é o reforço pedido por Abel e como ele pode se encaixar no time multicampeão

Campeão de quase tudo, o Palmeiras procura se reforçar pontualmente para a temporada e já firmou negócio com o meio-campista Danilo Barbosa, do Nice, da França. Com 24 anos, o meia já trabalhou com o técnico Abel Ferreira, no Braga e foi capitão da Seleção Brasileira Sub-20. Ele se torna a primeira contratação para 2021.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

O modelo de acordo será por meio de um empréstimo até o fim do ano, com opção de compra ao final do vínculo. O atleta chega ao Brasil sem que seja preciso compensar financeiramente os franceses. No entanto, o valor fixado do passe ao final do contrato não foi divulgado.

Quem é Danilo?

Destaque das categorias de base do Vasco, Danilo começou a sua trajetória profissional no Gigante da Colina em 2014, com três aparições na Série B, ainda aos 18 anos de idade. Com muita regularidade, o jovem talento se transferiu ao Braga, de Portugal, no meio daquela temporada, a fim de encerrar sua maturação e formação.

No clube lusitano, fez boa temporada 2014/2015 integrando a equipe profissional e, mesmo com a pouca idade, realizou 23 jogos, dois gols e duas assistências. O destaque fez Danilo ser emprestado ao Valencia, da Espanha, com opção de compra. Era mais um passo de crescimento rumo aos principais clubes do mundo.

Ainda com idade de categorias de base e posteriormente a bom ano em Portugal, Danilo foi o segundo melhor jogador da Copa do Mundo Sub-20 de 2015, ficando atrás apenas de Adama Traore. O também volante Sergej Milinkovic, da Lazio, fechou o top-3. Coletivamente, o Brasil terminou a competição na segunda colocação, perdendo a final diante da Sérvia.

Desejado por gigantes

Após disputar uma temporada e 34 partidas pelo Valencia, Danilo passou seis meses por Benfica e mais seis no Standard Liege, da Bélgica, antes de retornar ao Braga na temporada 2017/18, e ao lado do treinador Abel Ferreira ajudar a equipe fazer história, atingindo a quarta colocação do Campeonato Português e batendo pontuação recorde.

Sob tutela de Abel, o volante teve seus melhores números ofensivos na carreira, com 37 partidas, quatro gols e três assistências, além de média superior a duas finalizações por jogo. Ajudando também no setor defensivo, foram em média sete duelos ganhos e duas interceptações por partida.

Sob comando de Abel Ferreira, Danilo tinha mais liberdade, fato que explica a temporada mais goleadora de sua carreira (Via: SofaScore)

Com o destaque, foi contratado pelo Nice, da França, por 9 milhões de euros, em 2018. Em solo francês, soma 49 partidas e um gol marcado em duas temporadas e meia pela equipe alvinegra. Titular em boa parte da temporada 2019/20, o atleta foi utilizado em apenas cinco aparições na atual época, sendo quatro delas na Ligue One e uma na Europa League.

Devido o posicionamento mais recuado no futebol francês, Danilo diminuiu seus números ofensivos, porem aumentou as estatísticas defensivas. Não à toa, soma 89% de precisão nos passes, sendo 95% de acerto entre os passes no campo de defesa. Uma interceptação e 1.6 desarmes a cada 90 minutos e um índice de 60% de disputas de bola vencidas, número inferior apenas a Felipe Melo (63%) entre todos os meio-campistas do elenco alviverde.

A boa temporada 2019/20, também fez com que o jogador ganhasse projeção no mercado da bola. Em outubro do ano passado, segundo o publicado pelo jornal ‘Daily Express’, o Chelsea esteve interessado na contratação do jogador brasileiro. Após receber a recusa do volante inglês Declan Rice, a equipe londrina viu no jogador uma oportunidade de mercado.

Modelo de jogo, estilo de reforço

Acompanhando uma linha muito clara de contratações, Danilo segue os traços do perfil de meio-campista padrão que existe na base do Palmeiras. Assim como Danilo, Patrick e Menino, o meia não se limita a apenas marcar. Apesar de ser primeiro volante e até mesmo atuar como zagueiro, se necessário, ele participa ativamente da construção do jogo e também da saída de bola, algo primordial no futebol atual.

Caso a padronização de fato seja consumada, a semelhança no estilo facilita não apenas ao clube, que pode traçar uma linha de trabalhos iguais na equipe principal e juvenil, mas também auxilia os jovens, que não teriam tantos problemas de adaptação. É uma forma de estabelecer um paralelo de trabalho entre as partes e assegurar que o modelo se mantenha ativo em todos os elencos.

Como joga

Nos fundamentos, tem facilidade na infiltração, furando a linha do adversário e chegando na área. Com a bola, Danilo tem a capacidade de distribuir o jogo, com bons passes longos e lançamento, assim como o ainda jovem Danilo e experiente Felipe Melo. É notável também a pouca quantidade de toques na bola para realizar as ações, dando agilidade e mobilidade ao jogo. Características muito pedidas por Abel Ferreira aos jogadores de meio campo da equipe do Palmeiras.

Com bom toque e bom aproveitamento em bolas longas, Danilo pode ajudar na saída de bola, aparecendo como opção de passe aos zagueiros, como podemos enxergar na imagem abaixo. Sob comando de Abel Ferreira, o volante teve 67% de aproveitamento em bolas longas e 79% de aproveitamento no passe.

Saída de bola com Danilo recuando, aparecendo como opção de passe aos zagueiros (Foto: #V Directo)

Outro ponto de relevância no estilo de jogo é a presença física. Aliado com a técnica, o meia sabe explorar seu bom condicionamento para ganhar os duelos e sair das pressões impostas pelo adversário.

Fruto da presença física, o jogador se mostrou polivalente em sua passagem pelo futebol europeu. Volante de origem e com qualidade suficiente para chegar ao ataque, Danilo também já trabalhou como zagueiro e lateral-direito. No Palmeiras, pode até mesmo ajudar Marcos Rocha na cobertura da lateral nos momentos no qual o camisa 2 sobe ao ataque.

Mapa de calor médio de Danilo, levando em consideração sua temporada com maior número de jogos (Via: SofaScore)

Entre as opções disponíveis no atual elenco e levando em consideração o esquema adotado por Abel Ferreira, em que dois jogadores protegem o meio e dão liberdade ao criador Raphael Veiga, Danilo Barbosa disputa uma das duas vagas ao lado de Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Felipe Melo e Zé Rafael. Dividindo os atletas em primeiros e segundos volantes, Danilo disputa vaga direta com seu xará e também com o experiente Felipe Melo.

Vale lembrar que desde o início de sua trajetória no Palmeiras, Abel deixou clara a preferencia em contar no elenco com atletas que sejam predominante multifuncionais, dedicados e dispostos a assimilar a ideia de bem comum, de dedicação pelo todo. Multifuncional, Danilo pode largar na frente em uma possível briga pela titularidade no meio-campo campeão da América.

LEIA MAIS:
Palmeiras e Willian conversam por renovação
Palmeiras negocia com meia Danilo Barbosa, atualmente na França
Palmeiras termina temporada 2020 com quase R$ 250 milhões em premiações