De coadjuvante a protagonista; veja a mudança de cenário do Palmeiras na Libertadores

Mais maduro na competição, o Verdão disputa a Libertadores de forma ininterrupta desde 2016

No começo da década de 2010, o Palmeiras não era um dos protagonistas do continente. O Verdão participou da edição da Libertadores da América de 2013 e voltou a disputar só em 2016. Mas de lá para cá, o Maior Campeoão do Brasil mudou o panorama, disputando todas as edições da Libertadores, além, é claro, de conquistar por duas vezes a taça mais cobiçada do continente.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Nesta quarta-feira (3), o Palmeiras reencontra um velho conhecido. Em 2017, Verdão e Barcelona-EQU duelaram nas oitavas de final e após dois resultados iguais, a vaga foi decidida nos pênaltis. Bruno Henrique e Egídio desperdiçaram para o Alviverde. Foi a última vez que o time palestrino não avançou ao menos para as quartas de final da competição.

Em 2018, o clube voltou a disputar uma semifinal de Libertadores, o que não acontecia desde 2000. Nessa fase, o Palmeiras foi eliminado pelo Boca Juniors-ARG em empate por 2 a 2 no Allianz Parque, após perder o jogo de ida por 2 a 0. No ano seguinte, a equipe de Luiz Felipe Scolari deixou a competição nas quartas de final ao cair para o Grêmio no Pacaembu, mesmo tendo vencido a partida de ida em Porto Alegre.

Com a chegada de Abel Ferreira, o Verdão se consolidou como uma das maiores potências da Libertadores. O bicampeonato nos anos de 2020 e 2021, com vitórias nas finais contra Santos e Flamengo, respectivamente, colocou o clube como líder em todas as principais estatísticas entre equipes brasileiras na história do torneio.

Na temporada passada, mais uma boa campanha. Dessa vez, o Palmeiras foi eliminado na semifinal pelo Athletico-PR após um empate de 2 a 2 no Allianz Parque. Nos últimos cinco anos, essa foi a quarta vez que o Verdão chegou nessa fase.

Para iniciar o mês de maio, o time de Abel Ferreira encara o Barcelona-EQU em duelo válido pela terceira rodada. A partida está marcada para às 21h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira (3). O Alviverde vai em busca de sua segunda vitória na competição.

LEIA MAIS:
Barcelona de Guayaquil-EQU x Palmeiras: saiba como assistir à partida pela Copa Libertadores
Com vitória no Dérbi, Palmeiras mantém domínio e amplia supremacia contra os rivais estaduais
Palmeiras treina, e Veiga relembra Dérbi: ‘Ser decisivo em jogo grande é muito importante’