De desconhecido a titular absoluto do campeão Brasileiro: a trajetória de Murilo no Palmeiras

Única contratação na temporada que se tornou titular indiscutível do Verdão, zagueformou uma dupla sólida ao lado do capitão Gustavo Gómez

O zagueiro Murilo foi um dos primeiros reforços do Palmeiras para a temporada e chegou ao clube em janeiro deste ano. Foi uma das contratações mais questionadas pela torcida, mas rapidamente conquistou seu espaço e se firmou com um dos principais nomes do Campeão Brasileiro em 2022.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O baiano de 25 anos começou sua carreira no Cruzeiro em 2017. Com o clube mineiro foi duas vezes campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro. Em 2019, foi vendido ao Lokomotiv Moscow da Rússia, time no qual estava temporada passada. O Palmeiras desembolsou 2,5 milhões de dólares (cerca de 14,2 milhões, na cotação atual) por 80% de seus direitos econômicos, com contrato válido por cinco temporadas, até o fim de 2026.

O Palmeiras estava atrás de um zagueiro desde o fim de 2021. Após tentativa, sem êxito, de contar com Valber Huerta, da Universidad Católica, que não foi aprovado nos exames médicos do clube, o Alviverde voltou ao mercado para atender um dos pedidos de Abel Ferreira para 2022. O comandante português queria um defensor para atuar pelo lado esquerdo da zaga e, apesar de não ser canhoto, Murilo supria a necessidade.

Murilo chegou e teve que conquistar seu lugar no time. Luan e Gómez formavam uma dupla muito forte na zaga do Palmeiras e, até então, inquestionável. Murilo já hava jogado alguns minutos no Paulistão e, quando estreou entre os titulares, fez um dos gols na vitória por 3 a 0 contra a Ponte Preta no Allianz Parque.

Após o Mundial de Clubes, no começo do ano, o zagueiro Luan teve uma lesão muscular que o tirou de ação por quatro meses. Com o desfalque do camisa 13, Murilo agarrou a oportunidade com unhas e dentes se tornou titular absoluto da equipe de Abel Ferreira.

O zagueiro Murilo disputou 53 jogos no ano pelo Palmeiras e atingiu a incrível marca de 10 gols marcados, o colocando na lista de zagueiros mais artilheiros do futebol brasileiro neste ano. O camisa 26 do Verdão está atrás apenas do seu parceiro de zaga, o paraguaio Gustavo Gómez, que soma 11 bolas na rede em 2022. Atrás dos palestrinos está Manoel, do Fluminense, que marcou sete tentos.

Os 21 gols de Goméz e Murilo, somados ao solitário tento de Luan, faz o sistema defensivo do Palestra se tornar o mais letal da história do clube. O total supera os 18 gols de 1999 (dez gols de Júnior Baiano, cinco de Roque Jr., dois de Cléber e um de Agnaldo) e de 2006 (quatro de Daniel, três de Gamarra e Nen e dois de Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomes).

Em oito partidas na Libertadores, Murilo fez três gols e foi muito bem nas partidas de quartas de final contra o Atlético-MG, anotando a última cobrança na disputa de pênaltis que assegurou o Verdão em sua terceira semifinal consecutiva da competição continental. Porém, na partida de volta da semifinal com o Athletico-PR, Murilo chegou por cima em uma dividida e acabou sendo expulso no jogo que acabou 2 a 2 e culminou na eliminação do Verdão.

É inegável que a vaga que pertencia ao Luan foi dominada por Murilo, zagueiro que teve sua contratação muito questionada e, com muito trabalho, dedicação e mérito, conquistou seu posto na equipe campeã de Abel Ferreira.

LEIA MAIS
Mesmo campeão, Palmeiras mantém foco por recordes no Brasileirão
Base do Palmeiras é novamente protagonista em mais um título do clube
JG Falcade: O Palmeiras não tem mais rival