De esquecido a ‘número dois’: Vanderlan se destaca e ganha moral dentro do Palmeiras

Lateral soma apenas cinco jogos em 2022, mas foi fundamental na vitória alviverde diante do Internacional, por 2 a 1

O Palmeiras venceu, no último domingo (24), o Internacional, por 2 a 1, pelo Brasileirão. Na partida, os gols foram marcados por Gómez e Gabriel Menino, mas o grande destaque do Verdão foi o lateral Vanderlan. O jovem – substituindo Piquerez, que está se recuperando de uma mialgia na coxa esquerda, pela segunda vez seguida – foi fundamental para o resultado positivo e eleito o melhor em campo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O atleta é um dos principais destaques da formação palmeirense e, por isso, é muito solicitado pela torcida no elenco profissional. Titular do Sub-20, ele já entrou em campo pela categoria 13 vezes na temporada atual, além de, nos últimos anos, ter levantado troféus como o da Copinha (2021) e do Paulistão (2019, 2020 e 2021). Pelo elenco profissional, as oportunidades são escassas, com apenas cinco jogos em 2022.

No entanto, nas últimas duas partidas, ele foi escolhido por Abel Ferreira para iniciar os confrontos. Contra o América-MG, a Cria da Academia era a única opção para o setor, enquanto diante do Internacional Jorge perdeu espaço e ficou no banco de reservas. Nos dois embates, o lateral foi bem e se destacou positivamente, sendo escolhido como o melhor em campo contra a equipe gaúcha após boa atuação e uma assistência.

As boas atuações renderam ao jovem elogios por parte do treinador português. Segundo ele, Vanderlan é, no momento, o reserva imediato de Piquerez, titular absoluto.

– Hoje, ele é o número dois. No futebol há meritocracia, gosto do Jorge, do Piquerez e do Vanderlan. O Jorge era número dois, mas hoje, o Vanderlan é o dois. Mérito dele, moleque tem cabeça, predestinado, treina em todas as funções, muito focado. Merece.

Com isso, a Cria da Academia deve voltar a receber oportunidades ao longo da temporada. Um dos principais motivos, além da ausência momentânea de Piquerez, é que o atleta possui características diferentes do uruguaio. Enquanto o titular se destaca defensivamente, o reserva tem no ataque seu principal trunfo, além de ser rápido e com boa capacidade nos cruzamentos.

Na última partida, diante do Internacional, o estilo de jogo de Vanderlan foi fundamental para a equipe conseguir a vitória. Ao longo da primeira etapa, o jovem, ao lado de Dudu, criou inúmeras oportunidades pelo lado esquerdo. No segundo tempo, ele foi o responsável pelo passe que resultou no gol de Gabriel Menino, o segundo do Verdão e último do jogo que terminou em 2 a 1.

Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 39 pontos e se manteve na liderança do Brasileirão. O time de Abel Ferreira entra em campo novamente no próximo domingo (30), às 16h30 (de Brasília), diante do Ceará, no Castelão.

LEIA MAIS:
Palmeiras vence Internacional e garante melhor turno da ‘era Abel’
Abel Ferreira ressalta cansaço do Palmeiras e afirma: ‘Que o campeonato seja decidido dentro de campo’