Decisivo e com números impressionantes, Scarpa traz ao Palmeiras uma arma potente e pouco característica do elenco

No seu segundo jogo como titular, Gustavo Scarpa mostrou quão importante e decisivo ele pode se tornar nesse elenco do Palmeiras. O camisa 14 tem facilidade para atuar em ambos os lados do campo e se sente bem na condição de armador central. Contra o Ituano, Scarpa participou do jogo nas três funções e ganhou destaque ao decidir a partida em dois belos chutes de média distância, sua maior qualidade e grande diferencial para conquistar uma vaga no time titular.

A equipe do Palmeiras geralmente trabalha a bola para finalizar o mais próximo possível do gol. Dudu, Willian, Keno, Guerra e Borja não costumam obter sucesso em arremates de média e longa distâncias. Lucas Lima sempre prefere o passe. Porém, com Scarpa na equipe de Roger Machado, essa possibilidade tende a ser mais utilizada e, com isso, outras jogadas podem surgir, como o próprio posicionamento dos atacantes no momento do chute para aproveitar um possível rebote.

MAPA CALOR SCARPA
Mapa de calor de Gustavo Scarpa mostra quão versátil ele é em campo (Imagem Footstats)

O mapa de calor de Scarpa mostra quanto seu posicionamento variou durante a partida. No primeiro tempo, foi melhor quando jogou na direita. No segundo, pela esquerda. Apesar de ter decidido o jogo com dois gols, ele foi muito participativo na criação. Foram cinco assistências para finalizações, além de sete arremates para o gol, sendo cinco deles no alvo. Gustavo Scarpa praticamente não errou passes na partida, desperdiçando três bolas e acertando 27 toques para seus companheiros. Aliás, quando a bola está com o camisa 14, é difícil para o adversário roubá-la. Ele só perdeu a posse uma vez durante os 90 minutos. Não há dúvidas de que Gustavo Scarpa tem potencial para ser um dos principais nomes do elenco de 2018.