‘Nova dupla’ de defesa do Palmeiras mostra mudança de filosofia do clube

Verdão não contrata um zagueiro no mercado desde novembro de 2020

O Palmeiras entrou em campo com um grande número de jogadores formados na base do clube, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na última segunda-feira (1). A dupla de defensores, composta por Naves e Vitor Reis, dois jovens oriundos da base, teve a média de idade mais baixa dos últimos dois anos e escancarou a mudança de filosofia do clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veja primeiro treino de Felipe Anderson no Palmeiras

Desde a partida entre Palmeiras e Ceará, válida pela última rodada do Brasileirão de 2021, o Verdão não atuava com defensores tão jovens. Naquela ocasião, Michel, Naves e Lucas Freitas, com 18, 19 e 20 anos, respectivamente, atuaram como titulares da equipe – o trio foi campeão da Copinha um mês depois, em janeiro de 2022.

O acontecido mostra a mudança de filosofia de contratações do Palmeiras com Abel Ferreira. Anteriormente um setor acostumado com atletas experientes, o posto atualmente conta com apenas Gustavo Gómez e Murilo como opções acima dos 22 anos. Naves e Vitor Reis também ocupam o setor, que ainda pode contar com Michel, de 21 anos, que treina com o grupo profissional, e Benedetti, de 18, destaque do time Sub-20.

Nos últimos anos, diversos zagueiros deixaram o clube, enquanto nenhum nome foi contratado. Além de Luan, que deixou o clube recentemente, em 2024, para atuar no futebol mexicano, o time contou com as saídas de Kuscevic (2023), Felipe Melo (2022), Alan Empereur (2021) e Emerson Santos (2021). Desde o anúncio de Empereur, em novembro de 2020, nenhum reforço para a posição foi contratado.

Para ocupar o setor, apenas jovens Crias da Academia foram selecionadas. Além de Naves, que desde 2022 foi promovido ao time de Abel Ferreira,e Vitor Reis, que deve permanecer no grupo principal,  nomes como Lucas Freitas e Henri, atualmente emprestados, Michel, ainda integrado ao time, mas não utilizado em 2024, e Renan, atualmente no futebol do Oriente Médio, foram peças usadas pela comissão técnica.

Mas se engana quem pensa que apenas entre os defensores o Palmeiras adotou a postura de utilização de categorias de base. Ao estrear na última quarta-feira (25), Vitor Reis se tornou o 40º jogador formado na base a jogar pelo time profissional do Verdão desde 2020. O zagueiro também foi o primeiro atleta da base a estrear neste ano, e o décimo a entrar em campo no geral. Todos os jogos das temporadas 2021, 2022 e 2023 tiveram presença de pratas da casa.