Depois ser testado no Paulistão, Zé Rafael ‘acha posição’ no meio-campo do Palmeiras

Meia atuou nas três funções do setor e, com a nova formação, parece ter encontrado sua nova faixa do campo

Em 2024, Zé Rafael viveu um começo de temporada alternando bastante sua posição em campo. Na fase de grupos do Campeonato Paulista, o meio-campista foi testado por Abel Ferreira em todas as funções do setor em busca de explorar alternativas em meio a um período de testes. Após essa fase, o camisa 8 parece ter se “encontrado” em uma função.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Contratado pelo Palmeiras em 2019 como um meia-atacante, Zé viveu seus melhores momentos mais recuado. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo em 2020, o jogador passou a jogar como segundo volante, aquela que virou sua posição natural até 2023. Na temporada em questão, o atleta precisou atuar como primeiro homem do setor por conta da saída de Danilo, e viveu um grande ano com a camisa do Alviverde.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Flaco López marca hat-trick contra a Ponte Preta

No Paulistão de 2024, Zé Rafael foi testado por Abel Ferreira em todas as posições: primeiro e segundo volante, meia-atacante e até como homem de beirada. O jogador, nas primeiras partidas consideradas mais importantes, chegou a repetir a dupla feita em 2023 com Richard Ríos, atuando recuado, mas, com a crescente de Aníbal Moreno, se consolidou novamente como um ‘8’.

Em algumas ocasiões, Abel mandou a campo um meio com Aníbal, mais atrás, e Ríos e Zé mais soltos. A grande fase do argentino, que assumiu a titularidade da camisa 5, permite que Zé possa voltar a atuar na posição em que jogou mais tempo pelo Palmeiras.

Depois da partida diante do Mirassol, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, Abel Ferreira explicou um pouco de como utiliza Zé Rafael. Na ocasião, o meio-campo foi formado por um quarteto com Aníbal, Ríos, Zé e Veiga.

– Com bola, é um segundo volante avançado. Um 8. Sem bola, fecha por fora e ataca por dentro – afirmou Abel em entrevista coletiva.

Em 2024, dos 14 jogos do Palmeiras no ano, Zé marcou presença em 11, todos como titular. Embora ainda não tenha marcado nenhum gol, o camisa 8 já concedeu duas assistências para companheiros balançarem as redes.