Dérbi de hoje quebra maior sequência sem jogos da história do Palmeiras

(Na foto, o Palestra campeão de 1932! Em pé: Tunga, Loschiavo, Gogliardo, Adolfo e Junqueira; agachados: Avelino, Sandro, Nascimento, Romeu, Lara e Imparato – Créditos: SE Palmeiras)

O Dérbi da noite desta quarta-feira (22) vai entrar para a história, independentemente do que aconteça em campo. O motivo? Esta será a partida que marcará o fim da maior seca de jogos da história do Palmeiras.

De acordo com números do site oficial alviverde, o antigo recorde palmeirense era do ano de 1932, quando a equipe ficou 125 dias sem atuar. A paralisação à época se deu por causa da Revolução Constitucionalista (conflito ocorrido entre 9 de julho e 2 de outubro do mesmo ano), na qual o estado de São Paulo lutou contra o governo de Getúlio Vargas.

O último jogo do Palestra Itália antes da guerra em questão havia acontecido em 3 de julho, contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista (vitória por 4×2). Já a primeira partida após o hiato foi em 6 de novembro, justamente contra o Corinthians, no Parque Antártica. O Verdão goleou o arquirrival por 3×0 e matou a saudade dos torcedores de ver aquele timaço desfilar em campo. 14 dias depois (20 de novembro), o Palestra se sagrou campeão estadual pela quarta vez na história após bater a Portuguesa, também por 3×0.

Em 2020, devido à paralisação do futebol brasileiro causada pela pandemia de Covid-19, este recorde de 125 dias foi superado. No último sábado, 18 de julho, completaram-se 126 dias desde que o Palmeiras entrou em campo pela última vez, contra a Inter de Limeira, em 14 de março.

Como de sábado pra cá não houve partidas, a contagem foi só aumentando. Até que ela se encerrou ontem, terça-feira (21), um dia antes do clássico contra o Corinthians, totalizando exatos 129 dias sem jogos, a maior marca de toda a história alviverde.

Por coincidência do destino, houve um Dérbi na quebra da seca de jogos de 1932 e haverá um Dérbi na quebra da seca de 2020. Daquela vez, o Verdão goleou o arquirrival por 3×0. Será que a história se repetirá?

Obs: O critério utilizado para a contagem de dias sem jogos não inclui as datas de quando as partidas ocorrem, ou seja: não foram incluídos na conta os dias 3 de julho de 1932 e 6 de novembro de 1932, assim como os dias 14 de março de 2020 e 22 de julho de 2020. A contagem começa a partir do dia seguinte ao último jogo antes da pausa e vai até o dia anterior ao jogo que encerra a pausa.