Destaque na base, Kauan Santos prega cautela no profissional do Palmeiras: ‘Oportunidade irá surgir’

Jovem de 18 anos é um dos principais nomes que conquistaram títulos na Europa com o Verdão e foi eleito o melhor jogador do Turnier Oberndorf, na Alemanha

O Palmeiras Sub-20 vive um bom momento durante sua excursão na Europa. Após o título da CEE Cup, na República Tcheca, o Verdão ficou com o vice-campeonato do Turnier Oberndorf, na Alemanha. Um dos destaques da equipe palestrina que viajou ao velho continente é o atacante Kauan Santos, de 18 anos, que marcou quatro gols em oito partidas e foi eleito o melhor da competição realizada em solo bávaro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Esta não foi a primeira vez que Kauan viajou à Europa com o Palmeiras e se sagrou campeão. Em junho, o jovem foi um dos principais jogadores na conquista da ICGT Cup, na Holanda. Na ocasião, o atacante foi o artilheiro do time na competição, com dois gols, e marcou o tento do título, diante do Espanyol, da Espanha. Na mesma viagem, o Alviverde ficou em quinto lugar na Terborg, também em solo holandês.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o Cria da Academia destacou a força coletiva do grupo e a ambição de trazer ao Brasil a inédita taça da ICGT e o tricampeonato da CEE.

– É sempre uma honra e um privilégio incrível erguer troféus com o manto Alviverde. E melhor ainda em solo europeu. Fizemos por merecer nas duas competições que nos consagramos campeões. Um título inédito na ICGT que o Palmeiras não conseguia levar e o tricampeonato na CEE Cup – destacou.

Artilheiro do Palmeiras se somadas as duas viagens para o Velho Continente, totalizando oito gols, e o melhor atleta do Turnier Oberndorf, Kauan demostrou felicidade pelo desempenho individual, mas voltou a frisas que o coletivo ajuda na construção dos resultados. Ele também relembrou a frase de motivação usada pela comissão técnica.

– E sobre ser destaque nessas competições, fico feliz por ter mostrado meu desempenho nesses torneios. Mas sempre tenho que destacar o meu grupo, que foi fundamental para isso, e o mais importante: o título. Temos frases muito fundamentais no sub-20 que levamos para todas as competições. Uma delas diz: “Caráter sobre talento. Grupo sobre indivíduo. E esforço é inegociável” – contou ao NP

Mesmo com o grande destaque na base em uma posição carente da equipe profissional, o atacante de velocidade foi sucinto ao falar sobre chances com Abel Ferreira. Nascido em 2004, e portando vivendo seu primeiro ano com idade Sub-20, disse estar ainda em amadurecimento. No entanto, frisou que estará preparado quando a oportunidade vier.

– Todo objetivo de um atleta de base é estar entre os profissionais o mais rápido possível. Eu estou em um processo de amadurecimento no Sub-20, pois estou em meu primeiro ano. Mas acredito que se eu continuar trabalhando forte a oportunidade irá surgir e eu tenho que estar pronto – frisou com cautela.

Enquanto as chances com Abel Ferreira não aparecem, Kauan segue se destacando tanto nas viagens à Europa, quanto nas competições estaduais e nacionais. Líder do Brasileirão Sub-20 e do Campeonato Paulista, o jovem soma 13 partidas e quatro gols levando em consideração os dois torneios.

– O Palmeiras entra em todas as competições para sempre brigar por título e esse é o DNA do clube. Somos formados para isso, para tratar todo jogo como ser fosse nosso último. E a minha expectativa, claro, está na Copa do Brasil, Brasileiro e buscar o hexa no Campeonato Paulista. Se Deus quiser, vai dar tudo certo – analisou.

Kauan Santos em ação pelo Palmeiras Sub-20. O atacante foi o artilheiro e melhor jogador do Turnier Oberndorf, na Alemanha. (Foto: Divulgação)

Especialmente no Paulistão, onde já atuou em nove oportunidades em 2022, a Cria da Academia faz parte do grupo que mantém a invencibilidade de 32 pelejas e busca conquistar o hexacampeonato seguido. A marca se iniciou ainda na temporada passada, durante a conquista do penta estadual. Na ocasião, o jovem participou de dois jogos e marcou um gol.  

– Realmente (essa invencibilidade) é um número incrível, sinal de que o trabalho de todos os atletas, da comissão técnica e da diretoria está sendo colocado em prática nas quatro linhas. Mas não podemos nos incomodar com isso, e, como falei, jogamos toda partida como se fosse o nosso último. Tratamos todos os jogos como importantes e assim faremos até o final – disse.

Incialmente como atacante de velocidade nos lados do campo, desde a temporada passada, o jovem atleta passa por uma mudança fundamental em sua carreira. Além de atuar como extremo, passou a jogar centralizado, como meia de criação da equipe. Aos olhos do jogador, a modificação é importante pela versatilidade e admitiu que não tem preferência de local para atuar.

– É um processo muito fundamental para minha carreira e para minha formação pode jogar em mais de uma função. Eu gosto de jogar tanto como 10 quanto pelo lado do campo. São funções que eu já estou adaptado a fazer quando precisar (…) Eu gosto de estar em campo (risos). O mais importante é isso – concluiu.

Kauan está no Palmeiras desde 2015 e conquistou mais de dez títulos entre o Sub-12 e o Sub-20. Em 2021, foi um dos grandes nomes do elenco Sub-17, terminando a temporada como o principal garçom da equipe e o terceiro artilheiro. Foram, ao todo, 27 jogos e 17 gols marcados. A promessa tem contrato válido até maio de 2024.

LEIA MAIS
Palmeiras vence o Ceará fora de casa
Avanti! Palmeiras chega a 80 mil sócios