Destaque do Palmeiras no Paulistão, Evelin fala sobre paixão pelo clube: ‘Meu sangue é verde’

Jovem torce pelo Verdão desde criança e foi importante nas duas primeiras partidas da equipe no torneio estadual

O time feminino Palmeiras disputa duas competições diferentes, sendo estas o Paulistão e o Brasileirão. O técnico Ricardo Belli, então, optou por poupar atletas nos confrontos estaduais, visando entrar com força máxima no torneio nacional. Deste modo, jogadoras mais jovens ganharam minutos nas primeiras rodadas da competição e se destacaram.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Uma das gratas surpresas até o momento é o desempenho de Evelin, lateral-direita que fez sua estreia pela equipe palestrina diante do Pinda, no dia 11 de agosto. Na ocasião, a promessa alviverde entrou no decorrer do confronto e conseguiu marcar um dos gols da vitória por 6 a 0. No jogo seguinte, contra a Realidade Jovem, foi titular pela primeira vez. Vivendo bom momento com as Palestrinas, a camisa 31 concedeu uma entrevista ao NOSSO PALESTRA e falou sobre sua trajetória até o time paulistano.

História com o Palmeiras

Evelin tem 19 anos e está no Palmeiras desde 2020. No entanto, sua relação com o clube começou desde cedo. Com a família torcendo para o Verdão, a paixão pelo futebol e, consequentemente, pelo Maior Campeão Nacional foi passada de pai para filha. A atleta cresceu com “sangue verde” nas veias, como explicou ao NP.

– O amor pelo Palmeiras foi passado de pai para filha. Boa parte da minha família é palmeirense e cresci assistindo aos jogos do clube. Ao longo dos anos o amor foi crescendo e o Palmeiras faz parte da minha vida. Sempre assisti os jogos e torci muito pelo clube. Até brinco que o sangue que corre em minhas veias é verde.

Evelin vestida com o uniforme do Palmeiras (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Porém, a jovem não iniciou sua trajetória no futebol com as cores do Verdão. Nascida em Coronel Vivida, no sul do Paraná, ela deu os primeiros passos no futsal, representando a cidade em jogos estaduais e regionais. A mudança para o campo ocorreu em 2017, quando ela viajou para Chapecó para integrar as categorias de base da Chapecoense.

O caminho até o Palmeiras demorou. A jogadora passou por Audax e Corinthians antes de, finalmente, vestir a camisa do clube de coração, em 2020. A contratação foi feita pensando no Brasileirão Sub-18, no qual ela se destacou e garantiu um contrato definitivo com o Alviverde.

– Cresci jogando na minha cidade, representei o município nos jogos estaduais e regionais. Quando surgiu a oportunidade para fazer um teste nas categorias de base da Chapecoense, tive que mudar do futsal para o campo. Fiquei lá por praticamente dois anos, de 2017 até 2019. Em 2019, logo após o Campeonato Brasileiro Sub-18, a comissão técnica do Corinthians entrou em contato comigo para jogar o Paulista Sub-17. Vi como uma boa oportunidade. Conversei com meus pais e o Amauri, que era meu professor na época. Decidimos que eu deveria aceitar o desafio e aproveitar a oportunidade. Joguei o Paulista Sub-17 e o Sub-16.

– Em 2020, por conta da pandemia, o clube acabou não participando dos campeonatos. Conversei com a Dani, minha treinadora na época e, em comum acordo, decidi ir jogar o Brasileiro A2 pela Chapecoense para não ficar parada. Como não conseguimos a classificação, participei do Paulista com o Audax. Logo em seguida, fui para o Palmeiras para representar o clube no Campeonato Brasileiro Sub-18. Após o término do torneio, fui efetivada para o profissional.

Ao longo da competição, Evelin teve contato com a comissão técnica palestrina, responsável por treinar o time composto pelas jovens. Aos poucos, foi se familiarizando com o modo de trabalho de Ricardo Belli e sua equipe, algo fundamental visando a utilização da jogadora no time principal.

– No período que passei no Sub-18 tínhamos contato com todos da comissão técnica, inclusive foram eles, incluindo o Ricardo, que comandaram a equipe no campeonato. O Alberto (Simão), que é o diretor, esteve presente em todo período e a estrutura que recebemos foi a mesma que o profissional recebia. Como o campeonato foi em uma data de folga para as meninas do profissional, não tivemos contato com elas, mas elas acompanharam as transmissões dos nossos jogos.

Evelin, em treinamento do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

Temporada 2022

Em 2022, Evelin foi relacionada pela primeira vez para um jogo do Palmeiras depois de se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho. Na ocasião, a equipe enfrentou o Pinda, pelo Paulistão, e venceu por 6 a 0. A atleta entrou no decorrer da partida e marcou um dos tentos da vitória.

No jogo seguinte, foi titular no triunfo por 2 a 0 sobre a Realidade Jovem. A sequência é decorrente da escolha de Ricardo Belli por utilizar atletas mais jovens na competição estadual, uma vez que a prioridade do Verdão é o mata-mata do Brasileirão – disputado na mesma época.

Para Evelin, o rodízio proposto pela comissão técnica é fundamental para as jogadoras evoluírem no Verdão. Além disso, ela explicou ao NP a sensação de balançar as redes com as cores do time de coração.

– Fiquei parada no ano de 2021 por conta de uma lesão no joelho (LCA), então, a sensação de marcar meu primeiro gol pela equipe é de muita felicidade e gratidão. Poder retornar aos gramados é gratificante demais.

– Sobre a questão do professor Ricardo usar as mais novas do elenco no Paulista, é algo que vejo como uma grande oportunidade para todas nós. Acredito que todas usufruem do momento para a evolução como atletas profissionais.

(Foto: Fabio Menotti)

Além disso, a atleta falou sobre a importância de Isabela Constantino, psicóloga do elenco. A necessidade de uma profissional da área foi explicada por Alberto Simão, diretor da modalidade, em 2021, após a eliminação alviverde do Paulistão. A contratação, porém, ocorreu apenas oito meses depois, em junho de 2022.

– O trabalho da Isa é excelente, tanto em grupo como pessoal. Eu, particularmente, sempre que posso, converso com ela. Ela tem me orientado e me ajudado muito, sendo fundamental para o nosso crescimento como atletas, porque além do corpo, contamos, principalmente, com a nossa mente. A Isa tem contribuído muito para a evolução e a melhora do elenco dentro e fora de campo. As jogadoras mais experientes do elenco sempre me auxiliam e escuto muito os conselhos de todas, pois são referências dentro do futebol feminino.

Agora, o Palmeiras volta a entrar em campo pelo Paulistão na próxima quarta-feira (24) às 15h30 (de Brasília) na Arena Barueri diante do Santos. A partida é válida pela terceira rodada do Paulistão.

LEIA MAIS:
Palmeiras enviará novo ofício à CBF após erro de protocolo do VAR contra Flamengo
VÍDEO | Sampaoli elogia projeto e competitividade do Palmeiras em comparação com rivais
Palmeiras x Santos: saiba como assistir ao jogo pelo Paulistão Feminino