Destaque do Palmeiras Sub-17, Gabriel Vareta destaca evolução e projeta o duelo diante do Flamengo

Zagueiro acredita que o bom momento das duas equipes no profissional reflete na semifinal da Copa do Brasil Sub-17 e conversou com o NOSSO PALESTRA

O Palmeiras Sub-17 inicia a jornada rumo à final da Copa do Brasil da categoria nesta terça-feira (05), às 15h15 (de Brasília), diante do Flamengo, no estádio da Gávea, no Rio de Janeiro. Embalado na competição, o Verdão é detentor de uma das melhores campanhas entre os semifinalistas, com quatro vitórias em cinco partidas, além de 30 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Antes do importante duelo, o zagueiro Gabriel Vareta, titular e um dos destaques da equipe, concedeu entrevista EXCLUSIVA ao NOSSO PALESTRA e destacou a evolução da equipe com Orlando Ribeiro, treinador do clube desde julho.

O defensor da Seleção Brasileira Sub-17 ganhou mais sequência sob o comando de Orlando, que o escalou como titular em todas as partidas na Copa do Brasil. Presente em 14 jogos do Alviverde na temporada, o beque esteve entre os 11 iniciais em nove ocasiões.

– Minha evolução e a do grupo com o Orlando está sendo muito positiva. Ele nos passa muita confiança a faz com que a gente jogue leve. Estamos trabalhando muito e confiantes para conquistar o título da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, que também estamos muito bem. Mas precisamos manter a cabeça no lugar e pensar jogo a jogo para conquistarmos os principais objetivos da temporada – destacou o jovem defensor de 16 anos.

Gabriel Vareta em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti)

A partida desta terça-feira também marca um reencontro de velhos conhecidos. Palmeiras e Flamengo decidiram recentemente, em 2019, o título da Supercopa do Brasil Sub-17. Vencedor da Copa do Brasil naquela temporada, o Verdão definiu o posto de principal agremiação da categoria com os cariocas e saiu vitorioso em pleno Maracanã, depois de vencer o duelo de ida por 2 a 0, no Pacaembu, e ser superado na volta por 3 a 2.

Já no duelo mais recente, disputado em maio de 2021, válido pela 1ª do Campeonato Brasileiro Sub-17, os cariocas levaram a melhor no Allianz Parque, em vitória por 2 a 1. Titular ao lado de Mina, Vareta destacou tudo o que mudou desde o último encontro entre as duas equipes.

– Desde daquele jogo, houve diversas mudanças na nossa equipe. Evoluímos como atletas e amadurecemos nosso estilo de jogo. Acredito que nestas derrotas nós conseguimos enxergar nossos erros e evoluirmos para que não se repita. Foi o que aconteceu – destacou Gabriel Vareta.

O jogo reflete também o bom momento e o protagonismo que vivem Palmeiras e Flamengo no futebol profissional. Com final da Libertadores prevista para o final de novembro, os times se encontraram na final da Supercopa do Brasil, em abril, e são detentores de quatro dos últimos cinco Campeonatos Brasileiros. Para o jogador do Verdão, a situação não apenas espelha o momento como também motiva o atleta para jogar as grandes partidas.

– Creio que reflete muito. Por serem as duas principais potências do futebol brasileiro na atualidade, essa rivalidade que as equipes vêm tendo no profissional, decidindo diversos campeonatos, é refletida nas categorias de base também. Jogos grandes como esse todos os grandes atletas querem jogar e a vontade de vencer é cada vez maior – completou.

A Copa do Brasil Sub-17 de 2021 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2020 e 2019, já que nem todos os estados tiveram torneios regionais, e cinco vices estaduais da categoria das federações mais bem posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2019. Sem o critério do gol qualificado, o Palmeiras decide a vaga no Allianz Parque, ainda com data e horário não definidos pela CBF.

LEIA MAIS: