Diante do São Bento, Palmeiras bate recorde do século em utilização da base
Ao todo, 19 Crias da Academia foram relacionadas para o confronto desta quarta-feira (24) pelo auxiliar técnico João Martins
O Palmeiras foi até Volta Redonda na noite desta quarta-feira (24) e empatou com o São Bento pelo placar de 1 a 1, com gol de Gustavo Gomez. Utilizando o Campeonato Paulista como laboratório, o Verdão entrou em campo com uma equipe bem modificada, mesclando jovens com alguns titulares.
Para isso, o auxiliar técnico João Martins relacionou 19 jogadores formados na base para o confronto, estatística que supera o recorde anterior. Na ocasião, 16 atletas foram convocados para atuar diante do Corinthians, pela segunda rodada do estadual de 2021. Já na temporada 2020, o maior número de Crias relacionadas havia sido contra o Atlético-MG, na despedida do time pelo Campeonato Brasileiro, quando 15 jovens viajaram até Belo Horizonte.
Os selecionados para o confronto desta quarta-feira foram: Os goleiros Vinicius e Mateus; os laterais Victor Luís, Lucas Esteves, Vanderlan e Gustavo Garcia; os zagueiros Renan e Henri; os meias Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Fabinho, Vitinho e Ramon Cesar, além dos atacantes Pedro Acácio, Giovani Henrique, Gabriel Silva, Newton e Rafael Elias. Assim, somente Weverton, Luan, Matias Viña e Rony eram atletas relacionados sem passagens pelas categorias de base do Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Durante os 90 minutos da fraca partida no Estádio Raulino de Oliveira, um total de onze jogadores com passagens pelas categorias de formação entraram no jogo, batendo outro recorde que anteriormente pertencia ao confronto versus o Corinthians, na qual dez pratas da casa pisaram no gramado.
Ao todo, neste início de temporada 2021, quatro jovens já fizeram suas estreias: Gustavo Garcia, Fabinho, Giovani e Newton. Enquanto isso, aguardam a primeira oportunidade de vestir a camisa alviverde: Mateus, Henri, Ramon e Vitinho, peças constantes no banco de suplentes.
Conheça um pouco mais de cada um dos quatro jovens debutantes na competição:
Gustavo Garcia (Lateral-direito):
Assim como Gabriel Veron, Henri e Renan, Gustavo Garcia esteve presente na seleção brasileira campeã da Copa do Mundo Sub-17 em 2019. No Palmeiras desde 2014, captado da Portuguesa, o jovem participou ativamente em mais de dez conquistas na base alviverde.
Lateral direito de boa velocidade e excelente aproveitamento nos cruzamentos, Garcia tem contrato com o Palmeiras válido até janeiro de 2023. No entanto, em maio de 2020, o Verdão negociou com o Basel, da Suíça, a prioridade na compra do jogador. O clube suíço pagou R$ 906 mil ao Palmeiras para obter a preferência.
Fabinho (Meio-campo):
O volante Fabinho é mais um meio campista da base do Palmeiras trabalhado para exercer funções semelhantes a Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino, sendo completo nas ações ofensivas e defensivas. Dentro de campo, é um volante dinâmico, com marcação e também boa ofensividade e visão de jogo. Não à toa, já atuou como meia armador.
Vindo da Portuguesa de Desportos, o jovem da geração 2002 está no clube desde o sub-13. Mesmo com pouca idade, Fabinho já foi judoca e também campeão em torneios de xadrez, antes de se destacar dentro de campo.
Giovani Henrique (Meia-atacante):
No Palmeiras desde o Sub-11 e presente na lista dos 50 atletas inscritos pelo Palmeiras na Copa Libertadores 2020, o ponta-direita e meia-atacante Giovani Henrique é tido como uma das principais joias das categorias de base do Verdão. Fruto da geração 2004, o jovem fez sua estreia pela categoria sub-17 na última temporada, empolgando a torcida e ganhando oportunidades no sub-20. Ele também é o mais jovem na lista do Campeonato Paulista.
Ao todo foram 17 partidas na temporada 2020, com 14 gols e 5 assistências, sendo o artilheiro da base alviverde em 2020. Com um total de 1129 minutos em campo, Giovani precisa, em média, de apenas 59 minutos para participar diretamente de jogadas que resultam em gol.
Newton Williams (Centroavante):
Primeiro jogador panamenho e da América Central a vestir as cores do Palmeiras na história, em qualquer categoria, o centroavante de 20 anos e 1,90m chegou ao sub-20 neste ano. Em sua estreia em jogos oficiais, pela Copa do Brasil Sub-20, deixou boa impressão, ao anotar três gols e uma assistência na goleada por 8 a 0 diante da equipe do Presidente Médici-MA.
Centroavante de área e trombador, o jovem é natural da província de Bocas del Toro, e chegou ao clube vindo do CD del Este-PAN. Em seu país natal, passou por todas as seleções de base e inclusive já fez aparições com o selecionado principal.
LEIA MAIS
São Bento e Palmeiras empatam em jogo que não deveria ter acontecido