Notícias Palmeiras

Disciplinado taticamente, Água Santa tenta surpreender Palmeiras na final do Paulistão

Surpresa da competição, equipe de Diadema mesclou partidas com posse de bolas e duelos esperando o adversário no campo defensivo

Água Santa e Palmeiras, pelo Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Água Santa e Palmeiras, pelo Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A final do Campeonato Paulista será decidida entre o Palmeiras, atual campeão da competição, e o Água Santa, grande surpresa do torneio. O Verdão terá como adversário um clube que não possui divisão dentro do cenário nacional.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O time de Diadema está participando da elite do futebol estadual, apenas, pela quarta vez em sua história. Enquanto isso, o Verdão de Abel Ferreira empilha taças e finais nos últimos anos. Desde 2020, o clube palestrino conquistou oito troféus, participando de 12 finais.

Até mesmo dentro da competição as trajetórias foram opostas. Líder desde o início da competição, o Palmeiras viu o Água Santa bem distante na primeira fase. Após apresentar irregularidades na metade inicial do torneio, o time treinado por Thiago Carpini melhorou o rendimento a partir da quinta rodada, vencendo sete partidas – foi derrotado apenas pelo Verdão no período.

Taticamente, a equipe que desafia a hegemonia do Maior Campeão Nacional é uma junção de jogo reativo com jogo controlador. Sabendo dos limites técnicos de seu elenco, Carpini mesclou partidas defensivas com jogos de mais posse de bola.

Contra o São Paulo, nas quartas de final, por exemplo, a tática de abdicar do jogo e arrastar o empate durante os 90 minutos foi conservadora, e poderia ter eliminado o clube de Diadema caso algo não tivesse saído exatamente como o planejado. No fim das contas, no entanto, o time saiu classificado calando mais de 39 mil torcedores do rival no Allianz Parque.

Para a final, o que se espera é que o time da região metropolitana de São Paulo seja aplicado taticamente, jogando dentro de suas possibilidades e buscando não ceder espaços para os atacantes do Palmeiras. No ataque, a transição rápida com o atacante Lucas Tocantins deve ser a principal arma do time.

Já consagrado como a grande surpresa da edição de 2022 do Campeonato Paulista, o Água Santa disputa a decisão do Estadual sem o peso de conquistar o título. A pressão será totalmente do Alviverde, dono da segunda maior receita do futebol brasileiro e que decidirá a partida decisiva dentro de casa.

O primeiro jogo da final está marcado para o próximo domingo (2), às 16h (de Brasília), na Arena Barueri, com mando do Água Santa. Já a partida decisiva acontecerá no Allianz Parque no dia 9 (domingo), também às 16h (de Brasília).

LEIA MAIS:
Palmeiras conhece adversário na terceira fase da Copa do Brasil; confira
Richard Ríos participa de primeiro treino no Palmeiras; confira
Palmeirenses têm dificuldades para comprar ingressos para final do Paulistão

Palmeiras hoje: Verdão inicia preparação para Copinha, e Gilberto destaca: ‘Copa do mundo da base’ Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números Palmeiras hoje: Arthur Cabral na mira, Sampaio fica e Dudu diz adeus