‘Discípulo’ de Telê Santana, Abel busca bater recordes de ex-treinador na Libertadores

Português já declarou a admiração pelo ex-técnico em diferentes oportunidades. Sabendo disso, o NOSSO PALESTRA falou com Renê Santana, que exaltou o palmeirense

O Palmeiras disputará mais uma partida eliminatória na próxima quarta-feira (6), diante do Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores. O confronto, além de importante para a equipe que busca mais um titulo continental, pode aproximar Abel Ferreira de recordes obtidos por Telê Santana, ídolo do português, no torneio.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O brasileiro, que faleceu 2006, é um dos nomes mais importantes da história do futebol. Conhecido mundialmente por montar a Seleção Brasileira de 1982 e considerado pela France Football o 35º melhor técnico de todos os tempos, o treinador passou pelo São Paulo, na década de 1990, e viveu algumas de suas melhores temporadas na carreira.

Esta passagem foi consolidada durante os anos 1992, 1993, e 1994, quando a equipe paulistana chegou a três finais seguidas de Libertadores e conquistou dois títulos. Neste período, Telê conseguiu recordes que até hoje não foram igualados, sendo o comandante com mais classificações seguidas no mata-mata da competição, com 11, e o único que atingiu três decisões consecutivas desde 1989, quando a fase de oitavas de final foi implementada no torneio.

Atualmente, o Palmeiras de Abel Ferreira é o único que pode se aproximar dos números são-paulinos de três décadas atrás. O técnico já atingiu o mesmo número de troféus, vencendo a Copa em 2020 e 2021, mas Verdão também soma, no momento, oito classificações em jogos eliminatórios. Deste modo, se chegar a mais uma final, o time igualará o rival com 11 e, também, com três decisões seguidas.

Além disso, o português é um fã declarado do trabalho de Telê Santana. Em entrevistas, o palmeirense já mostrou um livro que leu do ex-treinador e, também, no Roda Viva, afirmou que aceitou estar no programa para homenagear o ídolo.

– Primeiro, gostava de dizer por que aceitei estar presente neste programa. É uma forma de eu homenagear duas grandes personalidades do esporte brasileiro. Uma, que tem mais a ver com a minha profissão, que é o Telê Santana, e outra que tem relação com um hobby que tenho, que é o esporte motorizado, que é o Ayrton Senna.

Abel Ferreira com livro de Telê Santana durante entrevista ao SporTV (Foto: Reprodução)

Tendo em vista a admiração que Abel tem por Telê, a reportagem do NOSSO PALESTRA entrou em contato com Renê Santana, filho do ex-treinador e também técnico de futebol. Questionado sobre os feitos do português no Brasil, ele exaltou o trabalho do palmeirense e o comparou com o que foi feito no São Paulo durante o início dos anos 90.

– Sim, tenho acompanhado a boa sequência de êxito do time do Palmeiras que, há um bom tempo, vem mantendo a hegemonia de bons resultados, mas, com a chegada de Abel, o time decolou em direção às conquistas internacionais, tendo na mira o trabalho glorioso do São Paulo da era Telê, o que, além de nos orgulhar, eleva o respeito à nossa história e ao roteiro buscado pelo treinador dessa competente equipe do Palmeiras.

– Cada qual com suas características e estilos próprios de buscar o gol desde o primeiro minuto de jogo, com toques rápidos, explorando a velocidade dos comandados. Mas a interessante peculiaridade em ambos está na energia empenhada no comando, com a qual conseguem extrair o máximo de cada atleta alcançando seu alto nível técnico e foco no protagonismo do jogo. Nessa toada, vai perseguindo a conquista e atropelando seus adversários a cada rodada, até chegar, inevitavelmente, ao título, jogando um bom futebol numa disciplina e ‘fair play’ típicos do campeão do Brasil de Telê Santana e, agora, de Abel Ferreira.

Em busca de mais um título e dos recordes que pertencem ao São Paulo de Telê Santana, o Palmeiras entra em campo na próxima quarta-feira (6), às 19h15 (de Brasília), diante do Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores, no Allianz Parque. No primeiro jogo, o Verdão venceu por 3 a 0, podendo, então, ser derrotado por até dois gols de diferença para manter a classificação à próxima fase.

LEIA MAIS