Doria aprova protocolo da FPF e Paulistão voltará em 22 de julho

(Foto: Cesar Greco / SE Palmeiras)

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, aprovou, na tarde desta quarta-feira (8), as determinações do ‘Protocolo de Conclusão do Campeonato’ feito pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Com a autorização do governador, a volta do Paulistão está confirmada para o dia 22 de julho, daqui a exatamente duas semanas.

Doria, porém, ressaltou que os jogos obrigatoriamente ocorrerão em cidades na ‘fase amarela’ da Covid-19, e não haverá presença de público. Restam seis datas do Paulistão: os dois últimos jogos da primeira fase, uma partida nas quartas de final, uma nas semis e duas disputas na final. A previsão para o encerramento do campeonato é dia 8 de agosto, sábado. Confira no mapa abaixo as cidades do Estado de São Paulo que atualmente estão na fase amarela:

6216da91-0fb1-45c8-80f1-bde41619bb65
Foto: Divulgação / Governo de SP

O governador elogiou o profissionalismo da FPF no respeito aos protocolos de segurança quanto à retomada dos treinos. Doria afirmou que a Federação cumpriu todas as recomendações do Comitê de Saúde do Estado de São Paulo e orientou que os responsáveis devem seguir dessa forma quando os jogos voltarem.

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, esteve presente na coletiva e elogiou a condução conjunta entre clubes e autoridades para superar essa crise: "Em nenhum momento faltou atenção, diálogo e harmonia entre os clubes e autoridades do Estado. O futebol de São Paulo vai continuar respeitando vidas e cumprindo rigorosamente os protocolos aprovados pelo comitê médico da FPF e pelos médicos dos clubes da Série A1."

Reinaldo também fez um apelo às autoridades e clubes para que conscientizem as torcidas a evitar qualquer tipo de aglomeração com a volta do futebol: "Eu gostaria de pedir ao general Campos (secretário da Segurança Pública de São Paulo) um apoio preventivo pra que a gente possa evitar aglomeração de torcedores no entorno dos estádios onde forem disputadas as partidas do campeonato Paulista. Também pedir aos clubes para alertar que nao é possivel que torcedores vão à porta ou imediações do estadio."

Conheça o protocolo da FPF para a volta do Paulistão:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou um ‘Protocolo de Conclusão do Campeonato’ para o público na manhã desta quarta-feira (8). No documento, a entidade pediu ao Governo do Estado a autorização para o retorno do Paulistão no dia 22 de julho, numa quarta-feira, daqui a exatamente duas semanas. O governador aprovou o pedido no início da tarde do mesmo dia.

A Federação justifica que "assim como o Protocolo de Retomada Gradual dos Treinamentos, aprovado em junho pelo Governo do Estado de São Paulo, este Protocolo de Operação de Jogo define diretrizes rigorosas de saúde e higiene para o restante da competição."

Como exemplo de medida de segurança, "o protocolo prevê que todos os 16 clubes fiquem concentrados em locais previamente definidos e preparados durante todo período de jogos da competição."

O acesso à imprensa será permitido somente aos profissionais da empresa detentora dos direitos de transmissão do campeonato, e em número reduzido. Os clubes também poderão levar profissionais de mídia e assessores. O local de jogo será dividido entre zonas azuis, vermelhas e amarelas, que definirão quem pode transitar em cada ambiente do estádio e o número máximo de pessoas por área. O objetivo principal evitar aglomerações e contato entre profissionais de diferentes funções.

Você pode conferir o protocolo completo clicando aqui.