Dudu completa cinco anos de Palmeiras; Confira os principais momentos e dados do ídolo pelo clube!

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Ídolo e principal jogador do Palmeiras nas últimas temporadas, o meia-atacante Dudu completará, neste sábado, cinco anos como jogador do Verdão. Anunciado de certa forma até surpreendente pelo Alviverde, no dia 11 de janeiro de 2015, já que era disputado pelos arquirrivais Corinthians e São Paulo, o camisa 7 vem, desde então, construindo uma linda e vencedora trajetória no clube.

A estreia pelo Palmeiras aconteceu duas semanas após ao surpreendente anúncio, no dia 25 de janeiro, na vitória sobre o Red Bull Brasil, por 3 a 2, em amistoso realizado no Allianz Parque. Logo em seu primeiro jogo, Dudu deu uma assistência para Allione e iniciou de forma positiva a sua história no clube. Até aqui, já disputou 293 partidas, marcou 68 gols, deu 75 passes decisivos e comemorou três títulos, sendo protagonista em todos: Copa do Brasil (2015) e Brasileiro (2016 e 2018).

Além dos troféus e de vários prêmios individuais nesse período, o Guerreiro do Verdão, como passou a ser carinhosamente chamado, conquistou a torcida por conta do estilo lutador em campo, além, é claro, da sua técnica e de grandes atuações.

O alto desempenho e a ótima regularidade, inclusive, o levou a alcançar uma série de marcas históricas dentro do Palmeiras. Em 2020, o jogador espera aumentar, ainda mais, a sua já rica trajetória no clube.

Confira os principais dados de Dudu pelo Palmeiras

Maior artilheiro do Século XXI e top 32 em toda a história
Com 68 gols marcados pelo Palmeiras, Dudu já é o maior artilheiro do clube no Século XXI. Em toda a história, o meia-atacante ocupa a 32ª posição e está a apenas duas bolas na rede de igualar Nei e quatro de empatar com Jair Rosa Pinto e Vavá para entrar no top 30. O líder da lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 tentos.

Artilheiro da era dos pontos corridos e segundo maior goleador em Brasileiros
Com 41 gols com a camisa do Verdão somente pelo Campeonato Brasileiro, Dudu já é o maior goleador do clube na era dos pontos corridos. Além disso, o camisa 7 só fica atrás de César Maluco no ranking que leva em conta toda a história da competição nacional. O jogador, que defendeu o Alviverde entre 1967 e 1974 balançou as redes 61 vezes pelo torneio.

Dudu também soma 16 gols marcados no Paulistão, seis na Copa do Brasil, sendo três na campanha do título de 2015 (com direito a dois na grande decisão contra o Santos), e mais cinco pela Libertadores.

Atleta com mais jogos do atual elenco e top 34 na história do Palmeiras
Ninguém do atual elenco entrou tantas vezes em campo com a camisa alviverde quanto Dudu. Já foram 293 partidas, fato que já o coloca como o 34º jogador com mais atuações pelo Palmeiras. Caso faça o mesmo número de jogos que realizou no ano passado pela equipe (65), o meia-atacante poderá terminar 2020 na 21ª posição. Ademir da Guia é quem lidera o ranking, com 902 jogos.

Rei do Allianz Parque
Desde que o Allianz Parque foi inaugurado, em 2014, ninguém brilhou e foi mais decisivo no estádio do que Dudu. O Guerreiro do Verdão é o jogador que mais atuou na Arena, com 124 partidas, o maior artilheiro, com 32 gols, o principal garçom, com 33 assistências, e o atleta com mais vitórias, 88.

Dois dos três títulos de Dudu pelo Palmeiras, aliás, foram conquistados no Allianz Parque. E o meia-atacante foi protagonista em ambos. Na Copa do Brasil de 2015, marcou os dois gols da final contra o Santos. Já no Campeonato Brasileiro de 2016, foi um dos destaques da campanha e, como capitão, o responsável por erguer a taça.

Em 2018, o título do Brasileirão foi confirmado longe de São Paulo, com a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, mas a campanha do time em casa e as grandes atuações de Dudu, eleito o craque da competição, foram fundamentais para a conquista. O camisa 7 marcou quatro gols e deu cinco assistências em 12 jogos disputados no estádio na campanha do decampeonato.

Além da casa do Palmeiras, Dudu já balançou as redes em outros 22 palcos pelo Verdão, com destaque para o Pacaembu, onde já marcou sete gols.

Segundo jogador do Palmeiras que mais venceu no Século XXI
Com 168 vitórias pelo Alviverde, Dudu já é o segundo jogador que mais venceu pelo clube no século XXI, atrás apenas do ex-goleiro Marcos, com 182. Em toda a história, o líder no quesito é Ademir da Guia, com 514 triunfos.

Quarto jogador com mais jogos em Libertadores pelo Verdão
Com 32 jogos somente pela Libertadores, Dudu é o jogador do atual elenco com mais participações na história do torneio e o quarto em toda a história do clube.

Com o Verdão garantido na fase de grupos da competição sul-americana deste ano, o meia-atacante tem tudo para subir no ranking. Os três primeiros são o volante Galeano (38), o meia Alex (39) e o goleiro Marcos (57).

Bom retrospecto e artilheiro do atual elenco em clássicos
Dos jogadores do atual plantel do Verdão, aliás, ninguém disputou tantos clássicos e nem foi tão decisivo quanto Dudu. O camisa 7 já disputou impressionantes 51 jogos contra os três principais rivais do clube alviverde.

Com 10 gols e 15 assistências, o Guerreiro do Verdão é o principal artilheiro e o maior garçom do atual elenco diante dos arquirrivais. Além disso, ainda tem um retrospecto positivo: 23 vitórias, 10 empates e 18 derrotas.

Maiores vítimas
Dois dos três principais rivais do Palmeiras, Santos e São Paulo, inclusive, estão entre as maiores vítimas de Dudu com a camisa Alviverde. Cada um deles, além do Vitória, sofreu quatro gols do meia-atacante. Apenas o Novorizontino foi vazado mais vezes.

Em seis confrontos contra o time do interior paulista, sempre pelas quartas de final dos últimos três estaduais, o camisa 7 deixou a sua marca cinco vezes.

**Confira as estatísticas detalhados de Dudu abaixo: **

Geral
293 jogos
68 gols
75 assistências

Artilheiro do atual elenco em clássicos
1º – Dudu (10 gols)
2º – Willian (6 gols)

Artilheiro do Século XXI
1º – Dudu – 68 gols
2º – Vager Love – 54 gols

Artilheiro do atual elenco
1º – Dudu (68 gols)
2º – Willian (38 gols)

Jogador com mais partidas do atual elenco
1º – Dudu – 293 jogos

Artilheiro da era dos pontos corridos (BR)
1º – Dudu – 41 gols
2º – Willian, Bruno Henrique e Deyverson – 21 gols
5º – Juninho Paulista e Marcinho – 20 gols
7º – Kleber, Alex Mineiro – 19 gols
9º – Marcos Assunção, Gabriel Jesus e Henrique Ceifador – 16 gols
12º – Washington e Valdivia – 15 gols

Segundo maior artilheiro em Brasileiros
1º – César Maluco (61)
2º – Dudu (41)
3º – Leivinha (40)
4º – Ademir da Guia (36)
5º – Edmundo (34)

Segundo jogador do Verdão com mais vitórias no Século XXI
1º – Marcos (182)
2º – Dudu (168)

Quarto jogador com mais jogos em Libertadores pelo Palmeiras
1º – Marcos (57)
2º – Alex (39)
3º – Galeano (38)
4º – Dudu (32) – 5 gols e 7 assistências
5º – César Sampaio (30)

Dados no Allianz Parque

Jogador com mais jogos
1º – Dudu (124)
2º – Fernando Prass (86)

Mais vitórias
1º Dudu (88)
2º Fernando Prass (58)

Maior artilheiro da Arena
1º – Dudu (32 gols)
2º – Borja (19 gols)
3º – Willian (15 gols)
4º – Deyverson e Gabriel Jesus (13 gols)*
4º – Rafael Marques (13 gols)**
6º – Cristaldo (11 gols)
6º – Bruno Henrique (11 gols)
*Dois gols foram marcados pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias.
**Um gol pelo Sport

Jogador com mais assistências no Allianz
1º – Dudu (33 assistências)

Dudu em clássicos

Geral
51 jogos
10 gols
15 assistências
23 vitórias
10 empates
18 derrotas

Retrospecto contra o São Paulo
15 jogos
4 gols
5 assistências
10 vitórias
3 empates
2 derrotas

Retrospecto contra o Santos
19 jogos
4 gols
7 assistências
8 vitórias
3 empates
8 derrotas

Retrospecto contra o Corinthians
17 jogos
2 gols
3 assistências
5 vitórias
4 empates
8 derrotas