Especial Robertão-69: primeiro ponto, Palmeiras 2 x 2 América

As cornetas roncavam fortes depois de três derrotas em três jogos. O diretor de futebol José Gimenez López bancava a permanência de Rubens Minelli no comando técnico. Mas não era fácil. O time chegara desgastado da vencedora excursão internacional. Mas nem isso explicava o péssimo desempenho e mais uma atuação medíocre, onde apenas se salvaram Dudu e Ademir (pela aplicação) e Baldochi.

Naquele sábado no Palestra, menos de três mil torcedores assistiram à partida em que o América de Flávio Costa merecia melhor sorte, guiado pelo craque Edu, irmão de Zico. Para a FOLHA DE S.PAULO, o Palmeiras foi um time "desesperado, com falhas individuais e estruturais". Minelli mexeu no time. Sacou Minuca em má fase e apostou em Nelson Coruja na zaga pela esquerda, e Edu Bala assumiu a ponta-direita como ja vinha merecendo no lugar de Copeu, e assim seria até 1977.

Mas o time seguiu jogando muito mal. Fez 1 a 0 com César, aos 11 minutos, aproveitando cruzamento de Serginho. Mas Maluco seguiu perdendo chances como toda a equipe jogava mal e marcava pior. Aos 30, o meia-direita Tadeu Ricci tocou para Edu Coimbra empatar. Aos 18 da segunda etapa, o Palmeiras deu mole mais uma vez no contragolpe, e o zagueiro Zé Carlos desempatou. O desespero derrubou o Verdão ainda mais. Todos os passes foram errados, e o time sentiu demais a saída de Ademir da Guia, lesionado no tornozelo esquerdo. Mas foi justo o seu substituto Zé Carlos, que empatou aos 32, em lance de Eurico.

Até o final, o Palmeiras pressionou. Mas jogou muito pouco e acabou merecidamente vaiado.

PALMEIRAS 2 X 2 AMÉRICA-RJ
Roberto Gomes Pedrosa – 1ª fase
Sábado, 20/setembro (tarde)
Palestra Italia
Juiz: Agomar Martins (RS)
Renda: NCr$ 15 265
Público: 2 375
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Baldochi, Nélson e Dé; Dudu, Jaime (Madureira) e Ademir da Guia (Zé Carlos); Edu, César e Serginho
Técnico: Rubens Minelli
Gols: César 11 e Edu 30 do 1º; Zé Carlos 18 e Zé Carlos 32 do 2º