Elenco do Palmeiras aumenta valor de mercado e bate recorde de time não europeu mais valioso

Com a atualização após reforços e saídas do time, o Verdão passou a ocupar a 57° posição no ranking mundial

O Palmeiras é, hoje, o 57° clube mais valioso do mundo, segundo dados do Transfermarkt. Avaliado em R$ 1,18 bilhões, o atual campeão da Libertadores aumentou o valor de mercado do seu elenco após as contratações e saídas que aconteceram durante o mês de dezembro, após o final da temporada de 2021.

O Verdão não apenas é o time mais valioso das Américas, como também é o time não europeu melhor colocado no ranking mundial. A posição ocupada pelo clube no momento é um recorde histórico entre esse grupo. Veja os jogadores mais valiosos do elenco.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Apenas outros três elencos de clubes de fora da Europa estão no top100. São eles Flamengo (63), River Plate-ARG (84), Atlético-MG (85). Para vencer o bicampeonato da Libertadores, o Palmeiras teve que passar por essas três equipes. Contra o time argentino, na semifinal de 2020 e contra os brasileiros nas fases finais da edição de 2021.

Entre eles, o Alviverde é o clube com a menor média de idade no seu plantel (25 anos). Todos os outros apresentam uma média de 27 anos. Além disso, é a equipe com menos atletas de mais de 30 anos, sendo apenas 5, e mais atletas com menos de 23 anos, com 14. O levantamento foi realizado pelo jornalista Jonathan Anjos.

As chegadas e saídas na janela de transferências tiveram impacto direto nessa média. Felipe Melo (38), Willian (35) e Jalison (40) deixaram o clube para a chegada de Eduard Atuesta (24), Rafael Navarro (21) e Marcelo Lomba (35). Ainda que Lomba seja mais velho, diminuiu a idade em relação último goleiro reserva do Verdão.

Esse fator demonstra o rejuvenescimento do elenco, que está associado à estratégia de mercado adotada pela diretoria. A busca por jogadores promissores diz respeito também à expetativa de revenda futura. Além dos atletas contratados, jovens das categorias de base também têm um alto potencial de venda e entram neste cálculo.

LEIA MAIS