Os comandados de Abel Ferreira não se cansam de alcançar recordes e marcas históricas. Considerando apenas clássicos, o Palmeiras disputou 12 confrontos e soma números expressivos. São dez vitórias e apenas duas derrotas diante dos principais times do estado. Números esses nunca antes alcançados na hitória do Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ambas as derrotas em clássicos no ano foram contra o São Paulo, adversário deste domingo (16), sendo uma delas na partida de ida da final do Paulistão. No jogo de volta desta competição, porém, o Alviverde superou a equipe de Rogério Ceni por 4 a 0 e faturou a taça.
Contra o rival da Baixada Santista, o Palmeiras venceu por 1 a 0 no Paulistão, com gol de pênalti de Raphael Veiga. Já no Brasileirão, após vencer o Santos por 1 a 0 no primeiro turno, o Maior Campeão Nacional repetiu o placar no Allianz Parque.
Nessa partida, o Palmeiras estava com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, já que Danilo foi expulso por entrada forte em Soteldo. Com gol heróico anotado por Miguel Merentiel, que entrou ao decorrer do jogo, o Palmeiras conseguiu uma grande vitória.
Contra o Corinthians, o retrospecto do Palmeiras é impecável. A equipe de Abel Ferreira enfrentou o principal rival venceu as três partidas, sendo uma pelo Paulistão e duas pelo Brasileirão. Pelo Campeonato Paulista, o Verdão venceu no Allianz Parque por 2 a 1, com gols de Veiga e Danilo.
Já pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras goleou o seu maior rival por 3 a 0. Em jogo disputado na Arena Barueri, o Verdão teve uma exímia atuação e em duas cobranças de escanteio no primeiro pau, Gómez e Rony anotaram os gols na primeira etapa. Dudu, no fim do jogo, fez o terceiro tento com a perna esquerda e deu números finais ao Derby.
No returno, em plena Neo Química Arena, o Palmeiras voltou a vencer o rival, dessa vez com gol contra do volante Roni depois de boa jogada de Piquerez pela esquerda.
O clássico que o Palmeiras mais disputou na temporada foi o Choque-Rei. Foram três confrontos no Paulistão, dois na Copa do Brasil e um no Brasileirão. Pelo Paulista o Alviverde ganhou por 1 a 0 na fase preliminar e, em seguida, reencontrou o rival na final do torneio.
Na partida de ida da grande final o Maior Campeão do Brasil sofreu um revés por 3 a 1. Na volta, disputada no Allianz Parque, uma exibição de gala e virada histórica. O Palmeiras venceu por 4 a 0 – gols de Danilo, Zé Rafael e dois de Veiga. Com o placar agregado de 5 a 3, o Verdão sagrou-se campeão pela 24ª vez do estadual.
Nas oitavas de final da Copa do Brasil o São Paulo venceu a partida de ida por 1 a 0 no Morumbi. O jogo da volta, disputado no Allianz Parque, foi marcado por polêmicas de arbitragem. Após ter um pênalti marcado a favor do rival, os auxiliares que estavam na cabine do VAR se esqueceram de traçar as linhas que poderia confirmar o impedimento de Calleri – jogador que sofreu a penalidade.
No tempo normal daquela partida, o Verdão ainda teve um pênalti desperdiçado por Raphael Veiga. Depois de uma vitória do Palmeiras por 2 a 1 (gols de Piquerez e Veiga), a vaga às quartas de final foi conquistada nos pênaltis pelo rival.
Já pelo Campeonato Brasileiro, São Paulo e Palmeiras fizeram um grande jogo no primeiro turno. O time de Rogério Ceni vencia por 1 a 0 até os minutos finais quando os zagueiros artilheiros Gustavo Gómez e Murilo anotaram os gols da virada.
O Choque-Rei válido pelo returno do Brasileirão está marcado para o domingo (16) às 16h (de Brasília) no Allianz Parque.
Confira os melhores anos do Palmeiras em clássicos:
1917 – 100% de aproveitamento (quatro jogos/quatro vitórias)
1921 – 100% de aproveitamento (quatro jogos/quatro vitórias)
1933 – 100% de aproveitamento (quatro jogos/quatro vitórias)
1932 – 100% de aproveitamento (três jogos/três vitórias)
1924 – 100% de aproveitamento (dois jogos/duas vitórias)
LEIA MAIS:
Rony e Palmeiras acertam renovação de contrato até fim de 2026
Palmeiras vende mais de 36 mil ingressos para clássico contra São Paulo
Palmeiras e São Paulo fazem último Choque-Rei em ano repleto de clássicos decisivos