Em dois anos com Abel no comando, Palmeiras manteve base do time titular e mudou reservas
Maior parte dos jogadores contratados após a chegada do treinador não se firmou na titularidade
No dia 2 de novembro de 2022, Abel Ferreira completou dois anos da chegada ao Palmeiras. Durante o período com o treinador no comando do Verdão, o time titular manteve sua espinha dorsal, mas o banco de reservas foi transformado.
A base da escalação que encerrou a temporada 2020 tem cinco jogadores que também atuaram no último jogo deste ano. Isso sem contar que, Rapahael Veiga, que era titular à época, está lesionado no momento e muito provavelmente estaria entre os onze inicias de Abel Ferreira.
Confira a comparação.
- 2020 x 2022
- Weverton – Weverton
- Marcos Rocha – Marcos Rocha
- Gustavo Gómez – Gustavo Gómez
- Alan Empereur – Murilo
- Viña – Piquerez
- Felipe Melo – Danilo
- Zé Rafael – Zé Rafael
- Raphael Veiga – Gustavo Scarpa
- Wesley – Dudu
- Rony – Rony
- Luiz Adriano – Endrick
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Somente duas das seis mudanças foram provenientes de contratações: Murilo e Piquerez. O brasileiro chegou nesta temporada e assumiu a vaga de Luan após a lesão do zagueiro no Mundial. Enquanto o uruguaio foi contratado na metade de 2021 e preencheu a lacuna deixada pelo conterrâneo Matías Viña.
Danilo e Gustavo Scarpa, por sua vez, já estavam no elenco principal, mas assumiram a titularidade em momentos diferentes. O volante teve grande desempenho em 2021 e substituiu Melo, que deixou o clube no ano seguinte, na posição. Já o camisa 14, tomou a posição em definitivo em 2022, sendo o grande destaque da temporada.
Por fim, Dudu e Endrick são casos à parte. O Baixola retornou de empréstimo ao Al Duhail, do Catar, é foi reintegrado ao elenco. O jovem de 16 anos subiu ao profissional recentemente e, em pouco tempo, passou a ser titular de Abel.
Se essas foram as alterações no time titular, o banco de reservas sofreu mais mudanças. Sete dos doze jogadores presentes na segunda partida da final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, deixaram o Verdão. A lista conta com Jailson, Renan, Lucas Esteves, Patrick de Paula, Lucas Lima, Gabriel Veron e Willian.
Somam-se a essa relação Alan Empereur, Felipe Melo, Danilo Barbosa, Ramires, Luiz Adriano e Deyverson como atletas a saírem desde a chegada de Abel. São treze ao total, contra treze contratações: Marcelo Lomba, Murilo, Kuscevic, Alan Empereur, Jorge, Piquerez, Danilo Barbosa, Atuesta, Bruno Tabata, Breno Lopes, Rafael Navarro, Merentiel e José López.
A maior parte desses atletas hoje ocupa a reserva alviverde, à exceção de Murilo e Piquerez e dos demais que já deixaram o clube. Embora sem tanto destaque na equipe titular, os reforços seguem um modelo de peça de reposição no plantel, adotado desde a chegada de Anderson Barros.
O planejamento do Verdão, com anuência de Abel Ferreira, é manter essa filosofia no mercado. Para 2023, Leila Pereira garantiu que não serão feitas muitas contratações.
LEIA MAIS
- Palmeiras anuncia renovação contratual de Lomba, Luan e Raphael Veiga
- Turma do Paçoca: personagem de Danilo, do Palmeiras, vai virar desenho animado
- Fifa repete proibição ao Palmeiras no Mundial e veta frase em camisa da Bélgica