Em preleção, Abel Ferreira ‘previu’ o primeiro gol do Palmeiras na final da Libertadores

Treinador simulou a jogada do tento de Veiga, responsável por abrir o placar da decisão da Copa, em Montevidéu

O Palmeiras conquistou a Libertadores 2021 ao vencer o Flamengo por 2 a 1 no Estádio Centenário, em Montevidéu. O gol que abriu o placar para o time campeão foi marcado por Raphael Veiga, no início do jogo, em jogada que o treinador Abel Ferreira havia “previsto” logo antes da partida.

Durante a preleção para a decisão, o português desenhou o lance no quadro tático, que depois se concretizaria em campo. Na jogada, o Palmeiras inverteu a bola para Gustavo Gómez, que explorou as costas da defesa adversária para encontrar Mayke em profundidade. O lateral cruzou rasteiro e Veiga finalizou para balançar as redes.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em entrevista ao programa Charla Podcast, o jornalista Vitor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, contou uma conversa com o zagueiro paraguaio do Verdão, que revelou que jogada vinha sendo trabalhada há tempos pelo treinador.

– Eu estava na festa do Brasileirão e conversei com Gómez. Comecei a bater um papo e falei: “Cara, me diz um negócio. A jogada do primeiro gol (na final da Libertadores), o Abel treinou muito?”, e ele falou: “Deixa eu te contar como foi a história desse gol. O Flamengo classificou na quarta-feira, na sexta o Abel me chamou e disse: ‘A zaga do Flamengo tem um comportamento em que toda vez que o adversário está com a bola, o Filipe Luís dá dois passos para dentro e quem marca o corredor é o Bruno Henrique ou o Michael”. Ele (Gómez) disse que ele (Abel) mostrou um monte de vídeo. Ele (Abel) falou: “Você (Gómez) é bom na bola longa. Se der um passe reto, a chance de pegar o lateral ou o ponta ali, o ponta deles não vai chegar”. Ele falou isso por dois meses. E treinando bola longa.

O estudo de Abel Ferreira e a aplicação tática do time deram resultado no jogo mais importante da temporada. Com a vitória sobre o Flamengo, o Palmeiras consagrou-se bicampeão consecutivo da Libertadores e tricampeão histórico. Assim, o clube empatou com São Paulo, Santos e Grêmio no posto de maiores vencedores brasileiros do torneio.

LEIA MAIS